Lag no Ubuntu 20.04 LTS

Galera então recentemente instalei o Ubuntu 20.04 no meu desktop, porém ando tempo problemas com lags no sistema de tempos em tempos. Já tentei reinstalar o driver de vídeo, já desativei algumas animações e nada.

O lag é intermitente, chega a incomodar um pouco na utilização do sistema.

Inicialmente pensei que era o chrome e o youtube o problema, mas como citei, depois comecei a perceber esses pequenos lags em qualquer navegador e em qualquer aplicativo do sistema.

Analisando os processos, identifiquei que o processo da interface Gnome oscila muito e que ele talvez seja o principal causador do lag.

Alguém poderia me dar uma luz. Para solucionar o problema.

Configuração do hardware: i5-3570K - 24GB de RAM e o disco onde o Ubuntu está instalado é de 7200RPM, não acredito que seja problema no hardware, senão notaria problemas no Windows.

OBS: Se olhar nesse gráfico, a cada 5 segundos tem um leve pico em um dos núcleos do processador. Quando fui analisar os processos me deparei com o processo do gnome-shell oscilando abruptamente a cada 5 segundos

Hey, @kajac!

Cara, Gnome tem desses bugs estranhos.
Procurei um pouquinho e encontrei esse bug que parece ser relacionado:

O ideal seria fechar tudo o que der, pra deixar apenas o gnome, e monitorar os processos pra tentar saber qual é o culpado.
Você não comentou sobre a placa de vídeo. Se você estiver usando a GPU interna da Intel, dá pra usar o Wayland no lugar do X11 (usando o botão de engrenagem do canto inferior-direito). O Wayland parece estar um pouco mais estável nessas últimas versões do Gnome. Alguns programas podem não funcionar corretamente, mas talvez melhore esses lags.

1 Curtida

Então @brunonzanette eu desativei todas as extensões e animações possíveis. Ontem mesmo de saco cheio com as travadinhas que atrapalhava meus estudos acabei por instalar a interface KDE Plasma.

Antes no Gnome eu tive que mudar do Wayland para o X11 para poder usar o OBS, porém antes mesmo de eu fazer essa mudança eu já tinha esse problema.

Ah tinha esquecido de falar minha placa de vídeo é uma GTX 1050Ti. Cogitei que fosse problema nela tb, mas não é, testei e reinstalei os drivers tb.

O problema na interface gnome ainda persiste, até tentei fazer mais algumas alterações mas sem sucesso.

2 Curtidas

@kajac tmb estou com esse mesmo problema, até pra digitar é ruim :confused:

Ja tentou usar o Gnome Classic e ver se isso tbm acontece?

Alterei para Gnome Classic e o lag diminuiu uns 95%. Vou usando esse até descobrir outra forma :slight_smile: