Lag no mouse com KDE Plasma

Olá estou com um problema no meu mouse corsair 12000DPI em alguns jogos com proton (Não são todos), quando eu mexo o mouse, começa a travar e o fps cai, consegui reduzir os travamentos diminuindo a aceleração do mouse, mas o fps continua caindo, testei no GNOME 40 Wayland e no Windows 10 e o mouse funciona perfeitamente, isso só ocorre no plasma
Configuração do mouse


Eu tinha um mouse antigo da multilaser e isso não acontecia no plasma, parece ser algum problema do plasma com esse mouse no meu notebook,
Arch Linux Plasma 5.23.1 Frameworks 5.87 Qt 5.15.2 Kernel 5.14.2-zen Wayland

O KDE Plasma é só um DE, não é um sistema operacional completo.
O GNOME e o KDE estão rodando da mesma distro, sim?

Sim, quando testei no gnome 40 Wayland foi no arch linux mesma distro que uso o plasma (também testei no fedora 34 gnome e não tive problemas)

Qual é a saída de export | grep XDG_SESSION_TYPE no terminal quando usando o KDE?

Bom, claramente não é o xinput então. O KDE pode estar incomodado com alguma coisa com o compositor e não está deixando a placa de vídeo se comunicar diretamente com a aplicação em questão.
Aqui não cabe mais à mim, não entendo de KDE. Sinto muito.

1 curtida

Testa desativar a aceleração do mouse. Coloca como “Constante” e não “Adaptativo”.

1 curtida

Troca para Xorg é vê se continua.

1 curtida

Se o poblema fosse o wayland, não funcionava com o GNOME.

Coloquei em constante e continua caindo o fps

Testei o Xorg aqui com o compositor ativado e desativado e o fps continua caindo

O touchpad funciona bem também! não sai de 60 fps quando eu viro a tela, só o mouse mesmo :thinking:
Testei as versões antigas do proton, ProtonGE e Wine. Tive o mesmo problema, isso é estranho por que o GNOME 40/41 Wayland/Xorg foi o único que não tive esse problema, testei o XFCE e também acontece isso

1 curtida

Ah, pode crê! Você está testando jogos com o Proton. Por exemplo, alguns shooters old school realmente isso ocorre com qualquer versão do Proton, tanto a oficial quanto o GE. Por exemplo, Doom64 é impossível de jogar com o mouse, apenas com o controle ou keyboard only…

Não é poblema com o Proton.

O wayland no plasma ainda não está 100%, então é sempre bom dar uma desconfiada nele.

Usando o Proton-GE 7-24 não tenho mais problemas com o mouse e ainda corrigiu o frame-drop em jogos como (Fallout 3, New Vegas, Metal Gear Rising e GTA 4)

Arch Linux
Plasma 5.25.2
Frameworks 5.95
Kernel 5.18.9-zen
Wayland

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.