Kubuntu vs Ubuntu: dúvida na escolha

Pessoal, boa noite.

Uma dúvida rápida: Kubuntu é um Ubuntu com interface gráfica KDE ? Ao usar o Kubuntu eu poderei obter todas as facilidades ( repositórios, compatibilidade com steam, etc) do Ubuntu?

Obrigado pela resposta.

1 curtida

Fica mais só por uma questão de gosto mesmo. Em tese tudo que tem em um pode ser instalado no outro (você pode ter até duas ou mais interfaces no caso da família Ubuntu, s e bem que instalar muitas interfaces/DEs não é aconselhável). Você pode por exemplo transformar o Ubuntu em Kubuntu adicionando o KDE básico (só o Plasma) ou mesmo KDE Full por exemplo.

2 curtidas

Olá Tiago. Obrigado pela resposta. Dúvida esclarecida. :smiley:

rapaz vai do seu gosto particularmente amo a interface KDE você vai poder instalar as mesmas coisas que o Ubuntu roda fora que o kubuntu vem com mais coisas instaladas do que o kde neon puro

2 curtidas

Se posso dar meu pitaco, entre as duas eu também iria de Kubuntu pela versatilidade do Plasma.
:grinning:

1 curtida

A resposta é sim, mas eu recomendo o KDE neon ao invés do Kubuntu. O KDE neon também é baseado no Ubuntu 18.04, mas o Plasma possui um repositório próprio, mantido pela equipe do KDE, e se encontra sempre em sua última versão.

Só um adendo, KDE é a organização que desenvolve o Plasma. O nome do DE é Plasma, não KDE.

1 curtida

OK. Obrigado pelas respostas. Eu usava Ubuntu como sistema principal mas depois tive que migrar para Windows por questão de um software específico. Agora consegui arrumar outras alternativas e quero voltar para o Ubuntu. Já rodo ele em uma VM mas não estou gostando muito como o Gnome Shell está indo. Eles estão tirando uns recursos, deixando as coisas menos “livres” ao meu ver.

Sendo que gosto muito do Ubuntu e tudo aquilo que ele oferece, por ser um tipo de “distro padrão”. Por isso eu acho que vou de Plasma mesmo.

Uma última dúvida…

O Kubuntu é na verdade desenvolvido pela Canonical, correto? Apenas a comunidade ao invés de adotar o Gnome Shell, oferece a distro com Plasma e daí o nome : Kubuntu. Falei certo?

Valeu, pessoal.

Os flavours tem seus próprios desenvolvedores, a Canonical não participa do desenvolvimento. O KDE neon é tecnicamente mais oficial que o Kubuntu, já que é feito pelo time do KDE.

Mas ao usar o KDE Neon, eu poderia ter toda a praticidade de ter os softwares usados no Ubuntu, caso queira? Meu receio é que praticamente tudo ( que eu uso) existe para Ubuntu…

Obrigado.

1 curtida

Como eu disse, o KDE neon é baseado no Ubuntu 18.04, então sim.

2 curtidas

Mesmo assim fica melhor dizer kde plasma mesmo se a interface for plasma

Amigo como foi dito acima, no kde neon o plasma ou interface gráfica é todo tempo atualizada, vem menos software instalado por padrão. Se você não conhece muito eu iria de Kubuntu, pois o mesmo vem mais completinho, já vem com gestor de drivers e etc… Se bem que tudo pode ser instalado no neon.
A base do kubuntu está na 20.04 lts, enquanto o Kde Neon ainda está na 18.04 se não me engano. O kubuntu foca mais na estabilidade e o Neon no plasma mais atualizado, então se você não conhece muito de Linux, eu escolheria o Kubuntu, apesar de nunca ter tido problema com o Neon, ambas são excelentes, o plasma está super leve e estável, e consome poucos recursos da maquina!
No kubuntu você também pode usar se não me engano um ppa ou “backport” (não se é o nome correto) e deixar o plasma atualizado igual o neon.
A escolha é sua, se quer mais atualizações pro plasma, ou se quer em “teoria” um ambiente mais estável!

Eu gostei mais do Kubuntu (usei os dois flavors) e a única coisa que não gosto nele é o Discover, pra mim é uma loja muito bugada, embora resolva o que precisamos.