Kubuntu sem som no alto Falante

Boa Tarde Confrades!
Utilizo o Ubuntu 18.04.03 LTS no Lenovo Ideapad 310 e ao ligá-lo agora a pouco, ele está sem som nos alto falantes. Vendo na aba de dispositivos de som, não aparece nada como no print abaixo:
Screenshot_20191014_130225

Porém rodando o comando alsamixer não consegui fazer nada, porém quando pluguei o fone, o áudio saiu por ele, porém ainda não aparecia nada na aba de dispositivos.

Quando rodo o lspsi, a interface de áudio ainda aparece

00:1f.3 Audio device: Intel Corporation Sunrise Point-LP HD Audio (rev 21)

Alguém tem alguma ideia do q pode ter acontecido? Ontem a noite antes de desligá-lo o áudio estava ok e hoje “acordou” assim.

Agradeço pela ajuda.

Já deu uma olhada na aba “Avançado”?

Não que eu entenda muito de KDE, mas já resolvi questões mexendo por aqui.

PS: Uso o KDE Neon e recomendo você usá-lo também pois possui versões mais recentes do KDE. Foi por isso inclusive que migrei do Kubuntu pro KDE Neon.

Também uso o Kubuntu 18.04.3, mas não tive problemas. Ou realmente é um problema relacionado a hardware ou você fez alguma “arte” com seu sistema.

O problema persiste quando você reinicia o sistema operacional?

Você realmente está acertando mexer no alsamixer? O canal speaker está como mudo, veja se com o alsamixer você consegue tirar o speaker do mute. Talvez o artigo do link abaixo lhe seja útil:
http://www.bosontreinamentos.com.br/linux-ubuntu/alsamixer-mixer-de-audio-no-terminal-no-linux-ubuntu/

1 Curtida

Mano seu Speaker está mudo no alsamixer como disse o @rasolar , dá uma verificada pode ser só um bugzinho que ao reiniciar a sessão passa, essa placa possui o recurso de automute pode ter dado uma panezinha básica ao suspender ou hibernar.

veja esse topico, pode ser que ajude

aqui a solução paliativa que encontrei

Bom Dia Pessoal, agradeço pelas respostas, mas consegui resolver fuçando aqui.
A um tempo atrás tinha seguido essa dica do Dio:

Remover Ruído Microfone

Resolvi mexer no arquivo /etc/pulse/default.pa e removi as linhas load-module module-echo-cancel source_name=noiseless e set-default-source noiseless, reiniciei o Sistema e ficou tudo ok novamente.