Kubuntu_Problemas com Monitor

Olá turma

Finalmente terminei umas pendencias que tinha e só poderia fazer no windows.

resolvi formatar a maquina e instalar o Kubuntu porem tive problemas com minha resolução de vídeo. a imagem fica distorcida no monitor e sempre que tento mudar a resolução a tela fica toda branca e só consigo usar o PC entrando no terminal (o que me forçou a reinstalar o sistema algumas vezes nas tentativas de solucionar o problema )

a resolução padrão do sistema ao instalar fica em 1280x720 (porem fica tudo amassado em um terço da tela) o monitor suporta 1360x768

o problema acontece tanto com o driver padrão ou o da Nvidia (tenho uma GTX660)

tentei varias soluções diferentes porem nenhuma deu resultado (tentei alterar a resolução pelo Grub, usar o xrandr, usar as configurações pelo drive) enfim nada deu certo

não sei se por usar um adaptador DVI para VGA esteja interferindo na configuração do monitor.

a solução foi instalar o ubuntu 19.04 mesmo (ainda não esta 100%, a imagem esta desalinha e deixando uma barra preta ao lado sem mostrar imagem) me incomoda não saber como solucionar isso e resolvi postar aqui por achar que esse tipo de coisa possa atrapalhar na transição de pessoas iniciantes no linux