Basicamente o problema que estou enfrentando é o que está no título: por alguma razão, o Kubuntu 20.04 LTS vai para o modo de emergência na quando termina a instalação (ele reinicia e vai para essa tela):
Não sei o que é, realmente. A máquina está em dual boot com o Windows 10, instalado previamente. Eu já tentei resolver uma primeira vez, usando um método que encontrei no YouTube e acabei ficando aqui:
No vídeo, a pessoa diz para alterarmos a UUID referente à partição EFI, colocando exatamente como aparece no terminal a partir do comando $blkid; se vocês notarem, já está igual, mas o problema persiste.
Eu devo confessar que no meu desespero eu já tentei instalar o sistema 3 VEZES e em todas dá a mesma coisa. E pra piorar, o GRUB nao está mostrando o Windows entre as opções.
Caso queiram saber como diz o particionamento, também segui um tutorial no YouTube (que já deu certo antes):
Partições do Windows (1 pro sistema, outras que ele cria sozinho, como o de boot)
partição EFI
SWAP
partição /home (que não formatei porque tenho arquivos nela)
partição / (onde vai o sistema)
Antes de continuar eu marco na caixa de Bootloader que o sistema deve ser iniciado na partição EFI. Será que isso é que tá dando o problema?
Enfim, desculpem o longo texto, só queria dar uma boa quantidade de informações para ajudar a entender o problema.
Mas para que você está tentando fazer tudo isso?
O instalador detecta automaticamente a presença da partição EFI, já criada pelo Windows, e ai é só se preocupar com as outras. Você mexeu no /etc/fstab porque o vídeo mandou, ou para tentar corrigir outro problema?
Sobre o problema de fato, da primeira imagem, o que aparece ao executar o “journalctl” como recomendado pela mensagem?
journalctl -xb
Você deixou o instalador verificar a integridade do disco? Deu algum erro na instalação?
Cara, será que eu apaguei a partição EFI do Windows durante a instalação? Porque eu me lembro de ter criado uma pra isso. Será que o Windows já era?
Bem, agora estou tentando formatar mais uma vez, então só vou poder te dar a resposta quando terminar se aparecer de novo (pelo visto vai aparecer).
Eu tentei fazer isso tudo porque eu mantenho a /home separada, aí tem a partição de SWAP (sempre vejo as pessoas recomendando), a da raiz e a do EFI, que parece ser o que estragou tudo.
Eu tentei mexer no /etc/fstab porque o vídeo que sugere a solução pede, ele pede pra conferir a UUID das partições, principalmente a partição EFI (mas nem precisei mexer porque está igual ao do blkid.
A partição do Windows ainda aparece lá, com o volume total da partição e o quanto dela está sendo usada. Mas não vou poder mais acessar né?
Sobre a partição /home, isso pode ser feito sem problema, e não influencia nada. Nem depende de nada.
Sobre o Swap, não é necessário ter uma partição apenas para isso. Já há alguns anos o Ubuntu abandonou esse esquema de usar uma partição própria para o Swap e passou a usar o “swapfile”, que dá no mesmo resultado.
Sobre o Windows, se você formatou a partição EFI, não vai ter como bootar o sistema, mas os arquivos continuarão lá. Provavelmente usando o modo de recuperação, ou um pendrive com o Windows para acessar isso, você vai conseguir recuperar isso.
Não entendo se é bom ou ruim kkkkkkk na verdade cheguei ao ponto de só querer que meu computador inicie qualquer sistema (mas gostaria muito de conseguir acessar meus arquivos na /home, a maior parte eu salvei mas acho que tem coisas que não salvei).
Sim, agora que me atentei para isso. O bootloader é o Grub e não está contido no EFI, e sim o contrário. /boot e /boot/efi são coisas diferentes. Selecione a opção padrão (/dev/sda) que deverá funcionar normalmente.
Deve ficar mais ou menos assim (ignorando as partições do Windows):
O que acha? Prossigo mesmo assim?
Em todo caso, todas as vezes que tentei formatar eu criei essa partição pedida mas sempre paro na tela de emergência. Tô pensando em tentar mesmo assim pra ver se dá certo.
Está bem estranho isso mesmo. Tentar uma outra distro seria uma boa, tipo o Mint, PopOs ou o próprio Ubuntu padrão.
O que você pode fazer também é tentar primeiro recuperar o Windows, configurando a BIOS para bootar no Windows e não no HD (que vai carregar o grub). Talvez precise de algum pendrive com o Windows.
E por fim, seria uma boa verificar se a RAM está ok, usando a opção memcheck que tem no Grub.
Eu não entendi a parte de recuperar o Windows. Isso é feito usando modo de recuperação ou algo assim? É possível recuperar o sistema ou só os arquivos que estão lá?
Edit: o Windows não aparece entre as opções de boot na BIOS, não será por causa da partição EFI que eu apaguei?
Tentei ir em “Restauração do sistema” usando um boot USB do Windows, mas aparece isso:
Eu não faço ideia do que pode ser. Baixei uma ISO do Ubuntu 20.04 LTS com GNOME, faz um novo pendrive bootavel, instalei, tudo certo. Mas para no mesmo lugar: