Estou com um bug muito chato no kubuntu 18.04.3 que não consegui resolve, quando instalo novos temas de cursores ele não funciona no sistema todo em algumas parte o sistema simplesmente ignora e volta pro cursor do sistema (breeze no caso aqui).
Já tentei vários outros cursores e continuo a mesma coisa, já tentei reinicia o computador pra vê se dava em algo e nada. Eu sempre gostei do DMZ como cursor to quase saindo do KDE por conta disso.
Também já tentei instala pelo terminal:
sudo apt install dmz-cursor-theme
De nada adianto também.
Me parece que isso tem a ver com o fato de que se programa X ou Y é feito em Qt ou GTK (verifique se é a versão 2 ou 3). Tente observar isso, se nos programas onde o cursor volta para o padrão são “coincidentemente” todos em GTK ou Qt.
Para ver se o programa é feito em Qt ou GTK 2/3, você pode se guiar pelo visual do programa. No caso de dúvida você abre o Synaptic ou Muon e olha as dependências do programa.
Isso o que eu postei não foi uma solução, mas se você ver que segue esse caminho, ao menos você saberá um pouco mais onde está o problema.
Eu voltei pro xfce mesmo é mais fácil, não tava curtindo muito o KDE por conta desses probleminhas eu sou mais familiarizado com o xfce e assim posso faze o que eu quero com mais facilidade. Em 10 minutos deixei o xfce do jeito que eu queria:
Esse problema acontece porque além de trocar o tema do ambiente gráfico, você precisa setar esse cursor como global do sistema, você pode usar o programa galternatives pra fazer isso.
Porém, o tema que você quer usar, tem que estar na pasta /usr/share/icons, se estiver na pasta ~/.local/share/icons ou ~/.icons, ele não vai aparecer no galternatives.
Após um bom tempo voltei pro KDE, consegui resolve o problema editando o seguinte arquivo:
~/.config/gtk-3.0/settings.ini
Editando:
sudo nano ~/.config/gtk-3.0/settings.ini
Depois apaguei essa linha:
gtk-cursor-theme-name=xxx
Após feito isso eu posso muda o tema do cursor e sair da sessão que ele vai funciona, mas ainda assim no KDE a maioria dos temas de cursor vem tudo bugado como esse tema do MacOS por exemplo:
Por algum motivo ele puxa parte do tema padrão mesmo baixando pelo gerenciador de tema do KDE ou baixado e instalando manualmente ‘-’ e mesmo após esse tempo todo que eu criei o post não teve nenhuma melhora pelo menos na versão do kde que estou usando. (KDE versão: 5.17.5 | SO: KDE Neon)