KSysguard - "monitor de sistema" do KDE

Uma dica boba, mas que eu nunca tinha visto, em mais de 10 anos usando KDE.

Só 1 vez na vida, vi um KSysguard “faltando” uma aba, ao revisitar o Kurumin, mas naquela época me limitei a rodar “$ sudo sensors detect”, e depois disso o KSysguard já abriu com as 2 abas tradicionais. Por isso, nem pesquisei mais sobre isso.

Agora, vi essa dica:

1. File >> Download new tabs

2. Instalei “System Load and Temps”

3. View >> Tab properties >> Update interval ─ ajustei para 1 segundo, para equiparar ao tempo de atualização que eu uso no Conky.

Geralmente, não uso KSysguard para monitorar Memória RAM, por exemplo, pois já é amplamente conhecida sua “divergência metodológica” com o Gnome System Monitor (GSM). ─ Não faz sentido usá-lo no KDE, para depois comparar com os números que o GSM apresenta no Gnome, MATE, Xfce etc. Também não faz sentido instalar o GSM no KDE, nem instalar o KSysguard nas outras DEs. É mais simples usar o Conky (ou top, htop, freemem) em todos os casos, para obter medidas consistentes.

Em todo caso, resolvi instalar esta aba adicional, que assume o nome de “System Load 2”, por trazer alguns recursos que ainda não incluí no Conky (já muito inchado), e talvez nunca inclua:

1. Histórico das Temperaturas

2. Histórico de gravação e leitura em disco

2 Curtidas

Muito boa dica, eventualmente procuro algo que me mostre graficamente leitura e escrita em disco, está aí uma solução nativa. Sei que o monitor de sistema do Deepin, no modo compacto, também mostra, mas não sabia que havia forma de acrescentar no plasma.

:clap: :clap:

1 Curtida

Sem querer elogiar demais o KDE (mas já elogiando)… Se alguma DE tem determinado recurso, provavelmente o KDE também tem, ou permite adicionar.

A única exceção que já vi, é que no Nemo, em modo “Lista detalhada”, pode-se adicionar várias colunas com dados Exif das fotos (câmera, data da foto etc.), dimensões das imagens etc. ─ Isso, até hoje não vi no Dolphin / KDE.

1 Curtida