Uma dica boba, mas que eu nunca tinha visto, em mais de 10 anos usando KDE.
Só 1 vez na vida, vi um KSysguard “faltando” uma aba, ao revisitar o Kurumin, mas naquela época me limitei a rodar “$ sudo sensors detect”, e depois disso o KSysguard já abriu com as 2 abas tradicionais. Por isso, nem pesquisei mais sobre isso.
Agora, vi essa dica:
-
File >> Download new tabs
-
Instalei “System Load and Temps”
-
View >> Tab properties >> Update interval ─ ajustei para 1 segundo, para equiparar ao tempo de atualização que eu uso no Conky.
Geralmente, não uso KSysguard para monitorar Memória RAM, por exemplo, pois já é amplamente conhecida sua “divergência metodológica” com o Gnome System Monitor (GSM). ─ Não faz sentido usá-lo no KDE, para depois comparar com os números que o GSM apresenta no Gnome, MATE, Xfce etc. Também não faz sentido instalar o GSM no KDE, nem instalar o KSysguard nas outras DEs. É mais simples usar o Conky (ou top, htop, freemem) em todos os casos, para obter medidas consistentes.
Em todo caso, resolvi instalar esta aba adicional, que assume o nome de “System Load 2”, por trazer alguns recursos que ainda não incluí no Conky (já muito inchado), e talvez nunca inclua:
-
Histórico das Temperaturas
-
Histórico de gravação e leitura em disco