Descobri o software chamado Kodi para central multimídia, inicialmente rodei ele no raspberry pi 3 model b através do LibreElec. Instalei o plugin de iptv e o sistema congelava do nada. O consumo de ram crescia até travar tudo.
Por curiosidade instalei no Windows, com 8 núcleos, 16 threads, 32 gb de ram e ssd nvme, e também apresentou o mesmo congelamento.
Gostaria de sugestões de como transformar esse raspberry em uma TvBox. Ou posso desistir e focar na versão 4 e 5 do raspberry?
1 curtida
Olá!
Como vai? Acho que dialogamos em outro tópico sobre o Pi3. Que pena não funcionou o Kodi para o objetivo de IPTV. E legal ter verificado que também não é algo somente pela baixa potência do Pi3 e sim problema de software tbm.
Contudo, pensando a respeito, creio que para esse objetivo seu de multimídia ou central iptv o melhor é ir para um Tvbox mesmo. Não valerá a pena o custo do Pi4 ou Pi5 para essa funcionalidade. Como relatei em outras situações e em vídeos no meu canal sobre Raspberry Pi, o problema do real suporte de hardware para aceleração de vídeos torna ele não eficiente nesse quesito. Mesmo com os drivers mais recentes os blocos de codec praticamente não são utilizados… Tocar vídeo em 1080p ou até 4k no YT é uma coisa, ter o suporte de transcoding, app que saiba utilizar a gpu do Pi4/5 e etc são outros caminhos.
E olha, sou super fã dos Raspberry Pi, mas o potencial dele nesse campo a empresa deixa bem a desejar. Agora, em zilhões de outros campos de atuação é sem dúvida um dentre os melhores SBCs que tem por ai.
Enfim, resumindo, opções melhores para seu objetivo:
. tvbox hardware;
. smartphone antigo em que você pode conectar via MHL ou comprar um displaylink usb → hdmi e espetar nele.
. se o app pra iptv possui versão x86, um dell, lenovo, etc., daqueles que são bem simples com os Celeron, Pentium e tal de baixo consumo é uma boa tbm.
#secussoai
1 curtida
Vou dar uma olhada no seu canal, eu juro que tô tentando dar um destino pra ele.
Como homelab não me serve pq já tenho um servidor. Eu to quase doando ele, comprei achando que era um pouquinho menos pior.
1 curtida
Testei o Kodi na placa Rock Pi 4 e rodou o Kodi perfeitamente.
Comprei a placa e testei em 2022 (antes do Remessa Coliforme).
Tenho o Kodi instalado no Arch e funciona ok aqui.
O que fez travar aqui foi o plugin simple iptv, ele começa a lotar a ram do raspberry, e no windows o consumo de cpu fica muito alto a ponto de congelar também.
@aarProTech Assisti seus vídeos e me ajudaram muito com o Raspberry, descobri que o raspeberry 3 estava uma carroça pq eu tava usando a versão nova de 64 bit’s, eu instalei a Bullseye de 32 bits, e coisas que antes eram impossiveis com utilizar o chromium e o youtube no navegador passaram a ser possíveis, inclusive assistir IPTV direto do navegador sem overclock, quando eu overclockar o bichinho vai voar kkkkkk.
TOOOO FELIZ PQ NAO JOGUEI 400 REIAS NO MATO
1 curtida
Olá!
Quem bom deu certo cara!
Pois é, otimização!
Eu tinha comentado la no seu outro tópico que se você conseguir fazer o user space rodar em 32bit e o kernel em 64bit você ganha performance pra rodar algumas coisas. Mas no geral é melhor manter o padrão full 32bit legacy (a placa é antiga…) adicionar ssd e um leve overclock.
No SSD você configura o Zram maior (coisa que você já tinha feito, certo?) Só que ao invés do cartão no SSD.
obs: depois vê os vídeos mais técnicos que falo sobre o problema do porque, apesar da especificação de hardware viável não conseguimos assistir vídeo como deveria ser nos Raspberry Pi.
Legal d+
#sucessoai
O Iptvzão tá rodando de boa, realmente video de 60 fps nao rolou no navegador, mas rola no minitube.
Mas do que era q nem navegar na internet eu conseguia, agora tá rodando tudo muito lindo
1 curtida
Qual na sua experiência roda melhor? O Debian Bookworm 32 bits ou o Bullseye 32 Bits?
1 curtida
Não cheguei a fazer benchmark, mas o Bookworm 32bit tem vantagens porque pega mais atualizações do mesa que traz melhorias no VC4 que é o driver de vídeo. Também com o kernel um pouco mais recentes teve melhorias no desempenho. A questão maior eu lembro que estava testando versões do Chromium, porque tinha umas que estavam dando uns retrocessos na atualização, mas isso já deve ter passado dado que não uso o Pi3 em modo desktop há algum tempinho.
1 curtida