Kit AMD VS kit Intel

Boa noite, galera. Qual desses dois kits eu teria melhor desempenho para essas tarefas; Web-designer (front-end), corel draw, ilustrator, photoshop?

Amd ryzen 5 4600g com 16GB + SSD M.2-256GB
Intel core 11400 com 16GB + SSD M.2-256GB

Eu escolheria o intel. Pq a intel torna a vida mais facil no reconhecimento de drives principalmente se dedicados. E tbm por ter sempre os melhores scores.

Não sei pq mas sempre tive experiências horriveis com amd no linux e até no Windows. Talvez seja azar pq vejo muitos users da amd que juram de pés juntos que a amd é melhor por isso e aquilo, alias sempre vejo os users mais “hard” do linux demonizando a intel e que jamais usariam algo dessa empresa. Acho curioso pq desse ódio.

4 curtidas

Sinceramente @rodrigob0k2, sem cadeira/lugar de fala, se o objetivo é front-end**: tanto faz.**
Seu hardware rodará ‘bem’ até GNOME ( :star_struck: ).

Confiante que os colegas corrigir-me-ão os desorientes, bem intencionados, em relação a parte (softwares) gráfica; lhe passo minha experiência:

Programo para web desde 2000. Passei por AMD Duron 600; Windows NT e Millennium SE; Curso de “montagem e manutenção de computadores” onde e quando, o que você vê quando abre seu PC é a sua placa mãe era, pra mim, uma controladora ISA.

Aceita meu conselho? Posso continuar?

1 curtida

Obrigado por me fazer lembrar das péssimas experiências que eu tive com amd.

“A vida na controladora ISA não tem alegria alguma!”

Cada formatação de um atlhon era um tormento.

1 curtida

@rodrigob0k2 O poder de processamento do Core i5 é um pouco maior. Contudo, o vídeo integrado do Ryzen é brutalmente superior. Ou seja, a escolha dependerá do quanto você precisará do vídeo integrado, além de considerar o preço. Se você também tiver algum interesse em jogar, Ryzen com dual channel sem dúvidas. Se for usar placa de vídeo dedicada e o preço de ambos estiver próximo, Intel.

Ambos são bons processadores. E ambos são de plataformas já descontinuadas (LGA 1200 e AM4). O Linux funcionará com qualquer um dos dois.

O que você quis dizer com drivers dedicados? Seriam os drivers das novas placas de vídeo dedicadas Intel? Se for, isso ainda é incerto.

Historicamente, tanto os drivers da AMD quanto os drivers da Intel, em termos de processador e vídeo, estão presentes no kernel Linux.

Sobre a questão dos “scores”, do desempenho, depende muito do que estiver comparando. Vai variar conforme os processadores e as atividades. Tanto a AMD quanto a Intel estão com produtos bastante competentes e competitivos.

Pessoalmente, nunca vi usuários de Linux “demonizando” a Intel. Vejo, contudo, muitas reclamações quanto à Nvidia e afirmações sobre nunca comprar nada dela. E compreender o porquê dessa rejeição tem relação com os drivers proprietários.

Como os drivers proprietários da Nvidia são historicamente necessários - já que o driver open source Nouveau tem desempenho muito baixo e diversas limitações - e estão de fora do kernel, sempre foram uma fonte de problemas de incompatibilidade e quebras. Eu mesmo estou com três computadores com placas Nvidia rodando Linux e já passei por isso inúmeras vezes.

A Nvidia abriu parte do código dos drivers das placas RTX 2000 e superiores. Quem sabe as coisas melhorem…

No passado distante, os drivers open source de placas de vídeo AMD tinham desempenho bem ruim em comparação com as versões proprietárias de Windows. Atualmente funcionam excepcionalmente bem em termos de desempenho e não causam as dores de cabeça que os drivers da Nvidia causam. Daí vem a preferência, entre usuários de Linux, por comprar hardware AMD.

2 curtidas

Amo GNOME.

E é exatamente um desse que estou rodando agora (athlon 300ge). Por isso quero fazer um UP, só por comodidade mesmo, e uma certa idiosincrasia em ter algo melhor, kkkkk…

Antes das correções porcas de fundo de quintal que a intel inventou de infiar no software? Pq dps e meio improvavel não demonizar uma empresa porca dessas kkkkkk

1 curtida

Que correções seriam essas? Aquelas relacionadas às vulnerabilidades?

1 curtida

as que corrigem Spectre, Metdown e outras gambiarras horrorosas que a Intel deixou sem corrigir durante anos ate 2015/2016 em diante(pq ainda tem vulnerabilidades sendo corrigidas com esses patches horrorosos)
Se não ferasse com a maioria dos PCs por ai com percas “altas” de desempenho ate no Linux não seria demonizado mesmo não… Mas a realidade que a Intel se sabotou com essa ideia estupida de infiar essas correções vergonhosas via software

2 curtidas

As vulnerabilidades são vergonhosas mesmo, em casos extremos, só desativando o SMT que corrige.

2 curtidas

De fato essas falhas foram bem desagradáveis. Mas, nesse caso, o descontentamento é geral, e não proveniente apenas da comunidade Linux, rs.

Acho que o maior problema nem são as correções de software em si - pois remediar esse tipo de coisa é complicado -, mas o fato de uma empresa tão grande e com tantos recursos ter deixado falhas graves de engenharia nos produtos. Não que a AMD seja santa também, pois processadores deles também foram afetados por falhas de segurança (embora em menor número).

Em termos de compatibilidade, contudo, a Intel nunca foi um problema para o Linux, creio eu. A AMD também tem funcionado super bem. E a Nvidia é… Bem, a Nvidia. :roll_eyes:

2 curtidas

O OP está querendo usar um Zen 2, então não terá tormento algum no Linux. Premiados foram os usuários de Zen 1 por causa do C-State (o que não ocorre apenas no pinguim, porém é mais comum de se apresentar). Placa gráfica integrada do Ryzen, como você mesmo disse, é brutalmente superior a Intel HD do i5. Em um post anterior, foi mencionado que seria usado o PC para jogos leves também, como WoW e LOL, então sem sombra de dúvidas, team Red nesse caso

3 curtidas