Kernel "ultrapassado" OpensSUSE Leap

Caros amigos. Como vão? Recentemente comecei a usar OpenSUSE (Leap 15.2) e estou achando uma distro bastante sólida e legal de se usar, porém me surgiu uma dúvida. Sei que é possível fazer upgrade de kernel com facilidade nesta distro mas, ao menos os “point releases”, porque a OpenSUSE (Leap) chegam com kernels antigos? O Leap 15.2 foi lançado no início de julho e veio com um Kernel que está no fim de sua vida útil(5.3.18). Existe algum motivo em específico para essa distro não vir com o kernel mais novo? :lizard:

Como toda distro stable (está incluindo Ubuntu, Debian Stable, etc.), eles preferem usar um kernel antigaço/“ultrapassado” e pagar desenvolvedores para trazer consertos de brecha de segurança das versões posteriores. Assim, mantêm-se a segurança sem introduzir novos recursos que podem ser fontes de incompatibilidade.

Se você precisa de um kernel novo com recursos novos:

• Use OpenSUSE Tumbleweed, uma espécie de Manjaro do OpenSUSE, que tá sempre 100% atualizado. Isso é muito melhor do que remendar kernel novo em distro stable.
  • Configure o multikernel com Kernel:HEAD

Não se preocupe com o número de versão do kernel, sua distro trabalha assim no estado “natural” e garante que ele é seguro apesar da idade.

4 curtidas

Kernel do openSUSE será mantido pelo suse/comunidade até o final da vida do Leap 15.2 que tem suporte por 2 anos ja que é uma LTS.

1 curtida

Estou passando por algo um pouco diferente. Estou usando o Tumbleweed que vem com um kernel mais atualizado (5.10) e estou tendo alguns problemas que podem estar relacionados com ele ser muito atualizado (não tenho certeza ainda), por isso gostaria de fazer o downgrade para a versão 5.9. É possível fazer isso? Como seria?

Estou usando o OpenSuse 15.2 Leap a um mês, e a distro em si é muito boa e estável, mais está apresentando vários problemas com Flatpak e com a Steam, infelismente acho que culpa é do kernel, mais não queria trocar.

Infelizmente distros de alta estabilidade podem acabar tendo este tipo de problema, eu acho que você vai ficar bem no Tumbleweed, principalmente devido ao fato de o sistema ter pontos de restauração via BTRFS.

O Leap realmente é para estações de trabalho fazendo o bom e velho trabalho de sempre dos últimos ~5 anos, de forma sólida e segura, com a manutenção mais simples possível.

Leve em consideração que essa versão vai permanecer assim por mais 2 anos ainda por cima.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.