Kernel Panic no Ubuntu Studio

Preciso de ajuda. Já é a segunda vez que reinstalo o meu Ubuntu Studio por esse mesmo problema. É o chamado “Kernel Panic”. A primeira vez aconteceu porque atualizei a base dele. Preciso seriamente de um auxílio. Não aguento mais isso!!!

Isso sim é algo bem raro de acontecer. Não vejo um kernel panic desde que dei um rm -rf /* na VM. Lembra de ter feito alguma merd@ antes de acontecer isso?

Esse kernel panic é característico da interrupção do processo de atualização. Provavelmente o kernel foi atualizado mas houve problema na hora de gerar o initramfs.

Bem, geralmente tudo o que vc precisa fazer é escolher uma outra versão do kernel no menu do GRUB, iniciar o sistema e atualizar o sistema novamente (apt update && apt upgrade)

Se não há menu do GRUB, vai precisar iniciar o computador com algum pendrive de inicialização com modo de recuperação, estilo GRUB Rescue.

3 curtidas

Será que é problema de internet ao atualizar? Eu estou tendo muitas quedas na minha rede…

Eu tenho GRUB sim devido ao Dual Boot…

Eu reiniciei o sistema para uma versão do kernel anterior, a 5.4.026 já que a 5.4.047 não abre de jeito nenhum. Eu preciso reinstalar o kernel novo? Não consigo achar onde ficam os kernels no XFCE, no Mint era mais fácil. Fiz uma checada do meu sistema naquele site e parece estar tudo bem, o problema realmente parece ser só na atualização do kernel para o atual: HW probe of Avell High Performance Avell G1555 MUV #c2994bb093

Provavelmente. Interromper atualizações assim aqui apenas quebrou meu kernel e meu GRUB (além de eu já ter quebrado o systemD em atualizações também)

1 curtida

Sim. Esse processo vai refazer o arquivo /boot/initrd.imgXXXX e será possível iniciar essa versão.

Primeiro liste os kernel que estão instalados:
dpkg --get-selections | grep linux-image

Identifique o problemático. Provavelmente é linux-image-5.4.0.47-lowlatency

Reinstale:
sudo apt install --reinstall linux-image-5.4.0.47-lowlatency

Reinicie e veja se resolveu.

2 curtidas

Eu fiz e no terminal apareceu a palavra concluído mas quando reiniciei apareceu isso:

Clico em todas as teclas possíveis e não sai absolutamente nada, só fico no GRUB…

É realmente eu também só tive kernel panic nos momento em que eu estava fazendo cagada no OS de proposito.
Então eu não tenho conhecimento em kernel panic.
Comigo não acontece.

1 curtida