Kernel Panic no Ubuntu após tentar atualizar para 19.10

Consegui meu primeiro Kernel Panic atualizando o Ubuntu 19.04 para 19.10. Acontece que agora to tendo que lidar com esse problema pela primeira vez, bem que o Dionatan fala faça um backup antes nesse caso.
Eu estava produzindo nesse sistema e agora vou ver se consigo obter os meus arquivos importantes.
Como ferramenta ainda tenho uma versão do ubuntu 18.04 nesse laptop, então estou copiando o meu barra home, e vi que tenho mais algumas coisas no meu barra var que seria programas que desenvolvi e projetos de aula…
Seria legal se eu conseguisse corrigir esse kernel panic depois de ter feito o backup.
Obviamente eu sabia dos riscos antes de acontecer, e até tinha pensado em como lidar, mas a preguiça não me deixou fazer backup.
Outro ponto pra refletir é pensar sobre as distro rolling release, gosto e curto o Ubuntu, mas se eu estivesse usando elas não estaria com esses problemas pra fazer backup, update, ou reinstalação.
Outro problema que aconteceu foi que ao atualizar(atualizações normais do sistema) meu 18.04, o grub sumiu com a minha entrada do 19.04 sumiu.

Alguém teria uma sugestão ou até algum post sobre como resolver kernel panic?

Olá @Pauloedsonjk tudo beleza?

Esse tipo de problema sempre é meio complicado de resolver, mas existem várias ações que você pode testar.

• Você fez a atualização como? Entrou na área de trabalho, foi em configurações e clicou em atualizar? Ou fez o processo manualmente usando um pendrive?
  • O hardware do seu notebook é muito antigo? Caso seja, dá uma conferida se algum driver necessário para ele não perdeu o suporte.
  • Mesmo sem a entrada no GRUB, se seu sistema está formatado como UEFI ao entrar no menu da BIOS deveriam aparecer todas as opções disponíveis. Se isso não está ocorrendo, existe a possibilidade de durante a “atualização” você ter clicado (ou não ter desativado) alguma opção que mexeu nas partições do disco.

Pesquisando no google, vi que outras pessoas também passaram por esse problema. Veja se essas dicas te auxiliam.

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Kernel-Linux/Kernel-panic-31

1 curtida

Ta tudo beleza e voce?
Eu fui pelo atualizador de programas mesmo, faz tempo que ele me convida para atualizar o sistema.
Ate que nao eh antigo, peguei ele ano passado, acredito que nao perdeu nenhum tipo de suporte.
Pode ter acontecido mesmo, porque eu dei uma pequena mexida.
Eu cheguei a acessar esse link hoje, e ate cogitei tentar recuperar ele, mas acabei de formatar, revisitando ele me deu uma sensaçao boa ao ver que tem uma sugestao de fazer uma instalaçao limpa. O sistema fica bem melhor quando eh feito aquela limpeza… preciso reinstalar algumas coisas ainda mas faz parte.
Todavia muito obrigado.

1 curtida

Muitos problemas podem causar kernel panic, você precisa investigar o que está acontecendo.

Para começar, verifique se você consegue dar boot por uam versão do kernel anterior.

Se não, chegue na tela do kernel panic e leia atentamente a tela do computador para ver o que faltou ou deu errado. Tire uma foto da tela se for o caso.

Caso não tenha muita informação, tente dar o boot, e remova as palavras “splash” e “quiet” das opções de boot padrão (digite ‘e’ no menu do GRUB para editar a linha que começa com “linux”).

1 curtida

Eu acabei formatando o sistema que houve o problema e instalando o 19.10, por um lado foi bom que ficou uma instalação limpa, mas caso ocorra novamente vou fazer lembrar dessas dicas. Obrigado.