Fala galera, este é o meu Pc que utilizo no escritório. Quando voltei do almoço, encontrei ele nesta tela de Kernel Panic. Acredito que ninguém tenha utilizado nesse meio tempo, pois ninguém sabe a senha. Com Auxilio de IA, injetei alguns comandos no console initramfs e em liveboot do linux mint mas não tive sucesso (deixo alguns prints em anexo). Sabe o pior? ao rodar hard disk sentinel via sergei strelec, o software disse que o ssd está 100% saudável. que furada.. Alguém tem ideia de como recuperar o sistema?
entre como root e execute
fsck /dev/sda3
Informações adicionais
O comando fsck (File System Check) no Linux é utilizado para verificar a consistência e reparar sistemas de arquivos, sendo essencial após desligamentos incorretos ou falhas de disco. Ele deve ser executado com privilégios de superusuário (sudo) em partições desmontadas para evitar corrupção
Principais usos e opções:
- Verificar e reparar (interativo):
sudo fsck /dev/sda1 - Reparar automaticamente:
sudo fsck -y /dev/sda1(responde “sim” a todas as perguntas). - Forçar verificação:
sudo fsck -f /dev/sda1(verifica mesmo que o sistema pareça saudável). - Verificar todos os sistemas:
sudo fsck -A(verifica tudo listado no/etc/fstab).
Cuidados Importantes:
- NUNCA execute o
fsckem uma partição montada (em uso), pois isso pode destruir dados. - Para a partição raiz (
/), inicie o sistema em modo de recuperação ou use um Live USB. - O comando
umount /dev/sda1é necessário antes de verificar um dispositivo. - O comando
badblockspode ser usado junto para verificar danos físicos no disco
Tente executar o fsck -fy /dev/sda3 nessa tela aí, após ter digitado o exit.
Eu também recomendo verificar o disco com o GNOME Disks. Inicie com o pendrive bootável do Linux Mint e abra o programa Disks (ou Discos). Selecione o disco, vá na opção “SMART Data..” e verifique se ele acusa setores defeituosos.
Que cacetada. Espero que consiga resolver. Acompanhando pois pode me ser util. Nao recomendo uso de IA pra resolver problema de computador.
■■■■ é quando não se tem o conhecimento pra resolver sozinho e é necessário uma solução rápida. quando voltar ao escritório irei realizar os testes
Eu também não saberia, iria jogar no google e ver no que dá, ou reinstalar, mas pra isso precisa de tempo. Enfim, boa sorte!