Olá, eu estava reiniciando meu computador após uma atualização, e deu essa tela. Eu não faço a menor ideia de como resolver isso.
Eu queria saber tbm se isso pode comprometer os arquivos internos do hdd, eu estou temendo isso pq tenho arquivos importantes aí
Olá @mariashimada80, bem-vinda!
Qual distribuição está usando? Pode ser que tenha atualizado o kernel e tenha dado algum problema no meio da atualização.
Normalmente, quando ocorre uma atualização de kernel as distros mantém pelo menos uma versão anterior de backup. Tente escolher uma versão anterior de kernel no menu de inicialização (Grub), se não aparecer o Grub, pressione a tecla SHIFT enquanto o computador inicia. Depois vá nas opções avançadas, e selecione uma versão anterior do kernel.
Muito obrigada pela resposta, eu uso o linux mint (versão mais recente do cinnamon). Quero fazer uma pergunta aq ainda, esse processo pode danificar a memória do hdd ou alguma coisa do tipo?
O processo que eu sugeri não vai danificar nada, apenas você vai iniciar com uma versão anterior funcional do kernel (núcleo) do sistema operacional.
O processo da atualização também, que possivelmente causou esse problema, normalmente não afeta os seus arquivos pessoais que estão salvos no HD. Pode ter corrompido pacotes do sistema ou até o próprio kernel, por isso você não está conseguindo inicializar, porém provavelmente não mexeu nos seus arquivos pessoais.
Portanto recomendo tentar inicializar pelo kernel anterior para ver se esse é o problema. Se não der certo, pode tentar entrar nas opções de recuperação, onde podemos tentar outras opções para reparar o sistema. Espero que dê certo, qualquer dúvida, pode postar aqui.
Tem algum detalhe faltando, o log está acusando que bibliotecas básicas como o parse de expressões regulares foram removidos, no Mint o APT e DPKG vem ajustados para não remover de forma implícita esses arquivos… tem certeza que foi só uma “atualização”?
Use o Grub para iniciar a versão anterior do kernel, veja se inicia.
Porém o erro indicado (falta da libpgre2) parece ser algo bem grave, um arquivo importante do sistema está faltando. Se for isso, iniciar com o kernel anterior vai cair no mesmo problema. Seria o caso de verificar porque esse arquivo está faltante:
- Erro na atualização
- Desinstalação deliberada de dependências
- Falha no sistema de arquivos
Dificilmente acho que uma atualização causaria o problema, a menos que o processo tenha sido interrompido por falha de energia elétrica ou desligamento forçado do computador. No segundo caso poderia sim, exatamente na cópia de um arquivo importante, o processo ter sido cancelado e o arquivo ficou “deletado”. Corrigir um erro assim é possível mas bastante complicado quando o arquivo é essencial para o carregamento do sistema. O ideal seria iniciar o sistema com um pendrive em modo live, verificar a saúde do disco, montar a instalação atual via chroot e tentar reparar o sistema. Mas isso já é tarefa para algum entusiasta ou técnico.
Boa tarde e boas notícias (eu acho?). Eu liguei o notebook essa tarde e iniciou normalmente. Tive sorte pq consegui fazer um backup pros meus arquivos. Apesar disso ter acontecido, eu queria entender o pq isso aconteceu, pois, se fosse uma biblioteca ausente que causou esse kernel panic, até agora não acessaria meu notebook, né?