Kernel Panic ao tentar instalar Ubuntu Server 20.04

Estou tentando instalar o Ubuntu Server em um computador antigo, pois pretendo deixar ele funcionando como um servidor no home office. Atualmente ele possui o Windows 10 instalado.

Quando tento dar boot com o pendrive com o Ubuntu Server 20.04 apresenta o seguinte erro:

Tentei mexer nas configurações e mudar os paramêtros, o erro muda pra esse:

Tentei também executar uma live ISO. mas o erro acontece antes mesmo de eu conseguir executar algum comando.

O primeiro ṕendrive que tentei foi com o Ventoy, formatei e fiz o pendrive bootavel de maneira clássica somente com o Ubuntu Server, mas o erro continua.

Alguém consegue ajudar?

1 curtida

Desaitivou o secure boot?
Usou qual programa para criar o pendrive de boot?

O primeiro foi o Ventoy, o segundo o próprio USB Flasher que vem no PoP_OS!

O secure boot não aparece nas configurações da BIOS, fucei tudo lá e não tem essa opção pra desativar ou ativar, mas ativei a opção do boot UEFI (o pendrive com windows boota normalmente)

Tenta criar o pendrive com o Balena Etcher e baixa a ISO novamente, pode ser que tenha vindo corrompida. Se mesmo assim não funcionar, testa o openSUSE Leap 15.3. É uma excelente distro para home server. Quiçá usar o Debian

Já baixei novamente e o erro continua. Pra mim é importante ser o Ubuntu Sever, pois tem alguns no trabalho e queria me habituar pra futuramente poder evoluir nesse quesito.

Chegou a fazer verificação SHA256 da iso baixada?

Se for fácil, retira a conexão do hdd/ssd que tem o Windows la’e dê o boot só com o pendrive e veja se o sistema inicia normalmente ou se da o mesmo erro.

Outra tentativa é pelo setup do pc coloque em modo legacy/bios e tente novamente. Algumas bios em modo uefi possuem parceria exclusividade com MS e possuem algumas travas, vai que…

Se em algum desse modo iniciar normalmente, reconecta o hdd/ssd e faz a instalação limpa formatando tudo uam vez que deseja manter apenas como server.

Está me parecendo ser um bug na BIOS. Tente atualizá-la :wink:
Ademais, está usando UEFI ou Legacy como boot?

Retirei o cabo SATA do HD e o erro continuou a mesma coisa.

Não achei essa opção, vou por todas as fotos aqui da tela de BIOS

No site de download do UBUNTU não tem essa verificação, mas baixei a ISO duas vezes.

Já olhei no site da intel e foi descontinuado, não tem a BIOS pra download

Não achei essa opção, vou postar as fotos:

Rapaz, vc é guerreiro de tentar instalar um S.O. recente em um computador jurássico!

O que me parece é que o sistema de boot usado na máquina não funciona com as isos recentes. Eu tentaria retirar o hd, fazer a instalação em outra máquina, daí inserir novamente o HD no computador.

Também pode ser que tenha faltado memória para a expansão da iso na memória, uma vez que com apenas 2 giga pode faltar espaço para imagens grandes (especialmente se vc cirou o pendrive com diversas imagens com o ventoy). Tenta criar o pendrive da forma tradicional.

O primeiro pendrive foi ventoy, após isso criei da forma tradicional, apenas com a imagem do Ubuntu Server.

Engraçado que instalei o Windows 10 tranquilamente nele, não pensei que teria problema pra instalar o Ubuntu Server.

No cmos setup mude o
“UEFI Boot” de Enable para Disable

Quanto a verificação da iso, você esta em outro computador com um sistema Linux ou Ubuntu, certo?

instale o gtkhash
vai na store e procura esse programa e instala ou
abre o terminal e digita

sudo apt install gtkhash

No site do ubuntu vai achar o sha sum 256 para verificação.
Tem que ser da iso exata que você baixou.

Para testar você abre o programa gtkhash, abre o arquivo da iso e pressiona o check para ele verificar espera ele realizar a soma, daí você copia exatamente o conjunto de caracteres/números quee stão no site referente à iso e cola na linha de inserir números ai ele vai detectar se bateu uma coisa com a outra e dar um “V” (de verified e ok) caso der match no sha256.

Ou você segue as instruções para fazer a verificação manualmente via terminal.

Depois desses passos ai vai dar certo hein!!! #torcendo

Fiz isso, o erro continua o mesmo.

Isso, utilizo o Pop_OS! no meu notebook, fiz a verificação e tá tudo OK com a ISO.

Sigo na luta hahahah

Hum…
Tem que fazer igual o colega acima falou, testa com o Ubuntu Server 18.04 e senão baixa pro 16.04.7

Vai fondo!
Sucesso

Pelo que vi pela revisão da BIOS você tem a versão 083 e a última disponibilizada é a 113. Pode ser que uma atualização da BIOS resolva o “bios bug”. Porém claro tem os riscos de realizar um update de bios, que é dar errado e estragar sua placa.

Segundo o site do fabricante para o modelo da sua placa não há mais suporte desde 2013, sendo que em 2019 todos os arquivos foram retirados do site. Vc terá que recorrer a outro site para baixar o arquivo de atualização de BIOS.

Aproveite que o windows instalou e use para atualizar a bios! Geralmente o bios bug afeta só outros sistemas operacionais, porque o padrão de testes é sempre o windows. Confirme também o modelo da placa mãe, pois um upgrade de um modelo errado também poed estragar sua placa.

1 curtida

Já tentou criar o pendrive por uma maquina windows usando o Rufus, e botar MBR com BIOS ou UEFI (igual na imagem de apresentação do programa no site)?

Pelo que entendi, o computador é antigo e os programas que você ta usando vai sempre criar UEFI, o Rufus ja cria pra ambos, então na hora de selecionar ja vai a certo se for MBR ou UEFI.

Att. Jean.

Edit: PS: Eu usava até pouco tempo um core 2 duo com ubuntu server e sempre utilizei o rufus pq de outra maneira não bootava.

1 curtida

Sobre a segunda imagem.
Eu encontrei esse bug no Ubuntu 20.04 e ainda não foi resolvido mas foi confirmado.
Para corrigir só a canonical fazendo outra ISO com a correção.
Pode ser o mesmo bug que o seu:

Eu instalei o RUFUS e formatei de tudo que é maneira que ele permitia, mas nenhuma delas funcionou.

Pode ser isso então, mas o erro da segunda imagem só aparece quando eu desativo uma opção dentro da ISO, se deixo a ISO bootar normalmente da o Kernel Panic.

E onde eu poderia fazer o download da BIOS já que não existe mais o oficial?

Então, aí é pelos sites que o google indica. Eu vi esse File MWPNT10N.86A.0131.EB.EXE — Bios for Intel Board D525MW mas não posso garantir a procedência do arquivo.