Kernel lowlatency no ubuntu mainline kernel installer

Olá pessoal.

Vi o vídeo do diolinux sobre o ubuntu mainline kernel installer. Mas pelo que vi não dá pra instalar kernel lowlatency por lá.

Uso o PopOS 20.04 e tô precisando de uma forma simples de manter os 2 no meu sistema e ter a possibilidade de alternar. Quero usar o kernel lowlatency apenas para trabalhar com áudio.

Outra dúvida é que sou desenvolvedor e no meu dia a dia normalmente estou com muitas coisas abertas e outras tantas rodando, seria problema adotar o kernel lowlatency de vez? (supondo que alternar entre eles seja complexo e/ou pouco prático)

Não entendi a dúvida sobre instalar o kernel, conseguiu? Não é apenas procurar por “lowlatency” no gerenciador de pacotes?

Sobre usar o lowlatency na tarefas corriqueiras provavelmente não terá benefício ou malefício nenhum, uma vez que essas tarefas são simples e o processador fica ocioso a maior parte do tempo. Haveria problemas de performance ruim no caso de vc usar algum processo intensivo em background, como compactar arquivos gigantes, e usar o computador ao mesmo tempo. No caso o processo intesivo sofreria diversas interrupções e ser mais demorado.

Instalar é tranquilo… é que se desse pra instalar usando o mainline seria melhor pra ficar trocando, seria só mudar lá e reiniciar.

Nesse caso eu vou instalar ele aqui e usar como principal mesmo, se der bronca eu volto.

Pesquisando por aqui, vi também que dá pra aumentar a prioridade dos processos no monitor do sistema, vou tentar aumentar a prioridade do jack pra ver se ajuda sem ter que mudar de kernel.

Se não achar que é o bastante, de uma procurada por isolamento de CPU, o conceito é simples, você pode isolar um dos seus núcleos para o Jack, um kernel preemtivo ainda vai ser necessário já que atualmente um isolamento perfeito ainda não é viável, mas acho que vai te dar mais folga para rodar outras coisas em paralelo sem medo de algo vir a provocar um engasgo no Jack.

Massa @romulopb, obrigado… vou procurar mais sobre isso.

Só um update aqui, caso alguém tenha a mesma dúvida.

Estou usando o cadence pra configurar o jack, e nele tem uma opção pra definir a prioridade de realtime. Apenas isso foi suficiente para conseguir usar de boa com a latência baixa e sem ter que mudar o kernel.

Pra quem se interessar, fiz minha configuração baseada nesse vídeo aqui, deixei o tempo já marcado em 5 minutos que é quando ele começa a explicar sobre essa prioridade realtime, pra quem tiver com pressa. Mas vale muito a pena assistir tudo.

Vc pode definir essa prioridade para o processo do jack através do monitor do sistema também, caso não queira usar o cadence.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.