Kdevelop não compila

sou novo nesse tipo de coisa, preciso usar pra faculdade mas não utilizar, não sei o erro que estou cometendo
estou usando no arch gui

1 curtida

KDevelop é uma IDE.

Para você ser capaz de compilar, executar e debugar o código com o KDevelop, você precisa configurar os lançamentos para o projeto atual. Mas antes disso, você precisa ter instalado alguns pacotes para o build do projeto.

Para o Arch, apenas sudo pacman -Sy base-devel deve ser o suficiente.

Depois disso, você pode estar seguindo os seguintes passos:

• Crie um novo projeto

• Configure os lançamentos (pode deixar o padrão)

• Compile e execute o projeto

2 curtidas

Recomendo que você use o Kate ao invés do Kdevelop. O kate é bem mais moderno e é cheio de recursos e possui um bom suporte a plugins e LSP’s.

3 curtidas

acho que o problema é esse aqui

vou testar e ver como funcionar

resolvi esse problema instalando o cmake mas não entendi essa mensagem

Tenho uma questão que foge um pouco do tópico mas se alguém souber responder agradeço: Usando uma IDE empacotada em flatpak/snap, ainda será necessário usar, por exemplo, o gcc da distro ou já viria tudo dentro do pacote?

geralmente o empacotamento cria um ambiente de tudo que é necessário pro ambiente utilizar, mas é bom ver se há alguma dependência no pacote

Eu te aconselho a supor que não, independente de vir ou não, Flatpak não é uma ferramenta de gestão de ambientes para desenvolvimento.

Eu te aconselho a fazer como indicado por @TheGreatDeadOne, os conhecimentos que você vai ganhar usando Kate são mais reaproveitáveis.

1 curtida

Tentou criar um novo projeto em vez de reaproveitar um que você já tinha criado?

Concordo. Quando falamos de C/C++, eu optaria por usar as soluções mais simples, especialmente se é apenas para a faculdade.

Sim, crie um novo projeto e segui todas as instruções

Vou baixar o kate agora e ver se encaixa certo nas minhas necessidades

Pro “hello world” a melhor opção é compilar usando o console:

1. gcc hello.c
  2. ls
  3. ./a.out

Explicação:

1. Compila o programa
  2. Lista o conteúdo do diretório para ver que foi criado um binário
  3. Executa o binário

Colocar o make ou o Cmake na jogada complica extramente MUITO a compilação pro iniciante. Diria que inviabiliza o aprendizado! kkk

2 curtidas

Boa sorte e bons estudos, outra coisa que eu aconselho, aprender o quanto antes a usar ferramentas de build como cmake ou makefile, etc. O quanto antes você se tornar independente e autônomo nessas ferramentas secundárias, melhor. IDEs são ótimas e uma mão na roda, mas só quando você sabe o que a IDE está automatizando e pode tomar as rédeas e gerir o seu projeto em qualquer lugar.

1 curtida

Obrigado, vou dar uma nos componentes

Vou fazer, acabei mudando de distro então vou ver como se comporta