Kdenlive não renderiza vídeos em alpha

Ao utilizar a opção de renderizar vídeos em formato Alpha ( VP8/9/MOV/UtVideo), o KDENlive renderiza o vídeo, porém ao importar para outro arquivo, o vídeo aparece com fundo preto. Infelizmente o programa não considera isso como erro, então fica difícil encontrar arquivos de depuração.

Um exemplo de como fica o vídeo ao ser importado novamente para qualquer projeto no KDENLIVE:

Sistema: Ubuntu Studio 22.04
Notebook Avel A62 MUV

1 curtida

aplicou algum efeito? seria bom mandar print ou mais informações do teu projeto, tentei reproduzir o bug mas não consegui…
KDenlive 22.04?

1 curtida

Então, nesse exemplo não tem nenhum efeito, é literalmente uma imagem estática. Agora em outros exemplos eu realizei animações e Giroscópio, nada muito cabuloso. Todos saíram da mesma forma, com fundo preto. KDENLIVE versão 21.12.3 (Tinha confundido com a versão do Sistema, que é 22.04).

1 curtida

bom, tu já reportou: 453956 – KDE does not render videos in alpha
considere fazer update do teu kdenlive também

1 curtida

Sim, acabei de fazer isso por precaução. É um caso bem estranho ao meu ver. Versões mais antigas funcionam de boa. Pelo visto vou ter que baixar uma versão em AppImage, né?

existe em flatpak e snap também…eu testei no flatpak

Deu certo? Acho AppImage bem melhor por ser compacto. Já tenho flatpaks demais no meu sistema, comem bastante espaço…

uso de espaço é só um mito aumentado por haters (Response to “Flatpak Is Not the Future” | TheEvilSkeleton)…não consegui reproduzir o bug aqui.

também: Uso de Disco dos Flatpak’s + Btrfs + zstd – Fast OS

Sério? Só de olhar o meu /, percebi uma rotunda diferença de espaço quando instalei o Bottles. De 10 GB ocupados, subiu pra 15 GB… Mas e quanto a questão da renderização? Funcionou na versão do KDENLIVE instalada no seu sistema?

como falei, não consegui reproduzir o bug, funcionou

1 curtida

Farei um teste com a versão em AppImage e se persistir no erro, com a versão em Flatpak. Obrigado por verificar, de certa forma ajudou bastante!

1 curtida

Me digam o truque, quero saber tbm

1 curtida

Usa o que achar melhor, se acha que ocupa mais espaço compacta os dados em nível de filesystem.

1 curtida

Qual truque? O da renderização no KDENLIVE em específico ou ao formato de instalação e dowload de aplicativos (Flatpak/AppImage).

“Nível de fylesystem”? Não sabia dessa prática… :thinking:

Btrfs suporta compactação transparente e automática.
https://wiki.archlinux.org/title/Btrfs_(Português)

1 curtida

@Vector_frame Se você usa compactador de arquivo não compensa, a compactação oferecida pelos filesystem é muito mais rápida e é integrada ao ao kernel.
Você pode compactar apenas os arquivos selecionados, e você também pode deixar o kernel Linux decidir se compensa fazer a compactação ou não.
Por exemplo um H.264 já é compactado, fazer uma compactação em cima de uma compactação não fica legal.

1 curtida

Nossa, isso é quase um mundo novo pra mim. Vou pesquisar mais sobre o Btrfs e sistemas de compactação de arquivos. Obrigado pela dica!

O de conseguir exportar vídeos em Alpha Mov (fundo transparente). Tentei e deu errado

1 curtida