KDE quer aumentar suporte ao Wayland e abraçar o futuro do desktop!

Parece que o KDE está indo na mesma direção que o gnome, a um tempo atrás fiz um post sobre as tecnologias do mundo Linux que as empresas e devs estão trabalhando, Wayland é uma delas. Os devs do Xorg já falaram que estão mantendo no “modo manutenção” sem grandes desenvolvimentos e pretendem dar foco ao Wayland.

Acho legal do KDE é que eles “atiram para todos os lados” não tem preferências de tecnologias, querem que seu software rode em varias plataformas e tipo de empacotamento como snaps, flatpak’s, appimages…
Como um Dev recentemente descreveu a comunidade KDE é como uma anarquia, não existe distro oficial, app oficial, empacotamento oficial…e não seria diferente do “servidor gráfico” oficial…

5 curtidas

KDE, digo Plasma, demorou muito a investir de fato na sessão com Wayland; concordo que o Wayland não poderia ser empurrado goela a baixo sem estar pronto definitivamente, mas a Sessão do Plasma com Wayland ao menos aqui nunca funcionou legal; e olhe que meus gráficos são integrados da Intel, sem nada de drive proprietário. Recentemente a sessão Wayland nem abre aqui no Manjaro, trava no login… Vão ter que correr atrás do Gnome, pois no Wayland o projeto KDE está bem atrás.

Segundo o Canabrava o plasma vem recebido mais atenção para o Wayland já faz 2 anos

Tinha lido, não me recordo onde, que do 5.16 em diante toda nova funcionalidade seria no Wayland, Xorg só manutenção… mas já vi também que iriam portar algumas coisas da Sessão Wayland pro Xorg… bom, torço pra que invistam mesmo no Wayland mas o Xorg vai demorar muito ainda pelo andar da carruagem.