KDE Plasma piscando

Eu gosto muito da interface KDE Plasma por ser leve e muito bonita, mas infelizmente não sinto confortável pra usar o KDE no meu PC por causa de uns problemas de renderização.
Até que dá pra usar, mas acontece que a tela de login fica piscando, e principalmente o painel, toda vez que eu vou abrir algum programa fica piscando.
Percebi também que a área de trabalho fica meio lenta quando clica e arrasta o mouse, às vezes o papel de parede some e fica preto. Mas quando não tem nenhum ícone na área de trabalho fica normal.
Gravei esse vídeo mostrando como o painel fica piscando ao abrir programas:
https://imgur.com/a/icKeguU
Já tentei de todo jeito resolver isso, já fui nas configurações do compositor e deixei configurado desse jeito que fica menos bugado:


Não sei se o problema é com driver de vídeo, não tenho placa de vídeo dedicada. Mas fui nas configurações ver e o driver que está instalado é esse aí:

A distro que eu tô usando é o Manjaro. Já testei o Kubuntu também e é a mesma coisa.
Bom, se alguém tiver alguma ideia do que eu possa fazer pra resolver isso, eu agradeço, senão vou desistir mesmo de usar KDE nesse PC.

1 curtida

Acredito que você esteja sofrendo como screen tearing da uma olhada nesse poste:

Com outra inteface você nunca teve esse problema?

1 curtida

Tentei fazer o que o artigo ensinou, que era instalar o pacote mesa-util e editar um arquivo de configuração do sistema. No Manjaro, pelo que eu vi o equivalente a esse pacote já estava instalado. Eu criei o arquivo de configuração igual no artigo, mas ao reiniciar não apareceu mais nada, a tela ficou preta.
Ainda bem que eu tenho dual boot com o Manjaro XFCE e assim desfiz o que eu tinha feito.
Até agora tudo do mesmo jeito :confused:

Cara, perceba que o driver video-modesetting não está instalado. Ele é o driver da maioria das “placas de vídeo” Intel. Instale-o! Eu até criei um tópico relacionado a isso:

https://plus.diolinux.com.br/t/dica-pra-quem-tem-computador-com-intel-hd-graphics/

2 curtidas

Agora que vi isso. Não, já usei Cinnamon, Xfce, MATE, LXQT, etc… só com o KDE mesmo que acontece isso.

Hum. Não sabia que tinha que instalar esse aí, eu fui na detecção automática apareceu que não precisava instalar mais nada. Vou tentar amanhã e posto o resultado aqui, valeu :+1:

1 curtida

Como eu faço pra instalar esse video-modesetting? Eu tentei aqui mas não consegui. E eu tenho que desinstalar o video-linux depois?

Pelo o que li nesta discussão, o driver video-modesetting não vem pré-instalado no Manjaro, mas não sei como instruir você a instalar esse driver no Manjaro uma vez que não uso essa distribuição.

Se você decidir usar o Kubuntu, faça o que eu ensinei neste tópico que já lhe mostrei.

1 curtida

Eu li que o Fedora usa o driver video-modesetting por padrão. Testei ele, e não tem nenhum screen tearing. O problema foi resolvido, era o driver mesmo, mas analisando aqui, vou ficar mesmo com o Manjaro XFCE, de todo jeito o KDE é lento no meu PC :confused:.

1 curtida