Hoje comento os motivos que fazem na minha opinião o KDE Plasma a melhor interface gráfica para o seu Linux!
Você diz que o desempenho é facilmente comparável ao XFCE. Isso chamou bastante atenção. Faz um tempo que não uso ela, não imaginava que estaria tão leve. Vou testar depois.
Se você desativar todos os efeitos de animação, o Plasma ficará apenas um pouco mais pesado que o XFCE. O Plasma é a interface gráfica mais maleável do Linux, ela pode variar tanto da mais pesada para uma das DEs mais leves (excetuando-se as que já nasceram para serem leves) tudo depende da sua customização.
Em 2016, o KDE Neon já não instalava o PIM, por padrão. Depois, o Kubuntu passou a oferecer essa opção. Só isso, já desmontava a lenda do “KDE Plasma pesadão”.
A resposta para essa pergunta pode ser expressa em uma palavra: depende.
Acho que é a mais bonita em termos de desempenho x estética.
Eu sou suspeito para falar porque estou apaixonado por i3wm. Em muito pouco tempo de uso, sem saber fazer quase nada ainda, já deu para ficar bem empolgado.
Mas sei que é longe de ser uma interface de usuário comum. Parece um sonho em que eu criava a minha interface meio que ideal, especialmente quanto à organização das janelas, algo que me irrita muito.
O certo a se dizer e de longe a melhor… Longe mesmo
Plasma é uma das melhores pra customização, se eu não usasse TWM, voltaria pro Plasma.
Ainda não assisti o vídeo, mas acho o Plasma uma das mais bonitas e com um ótimo desempenho. Agora ser a melhor vai do que o usuário busca. O Plasma é super adaptável aos gostos e necessidades de qualquer usuário devido as opções de customização, porém muitas pessoas acham justamente este o problema do Plasma, o excesso de opções e preferem DEs mais minimalistas, como o Gnome.
Não é a melhor, mas também não é a pior, muito pelo contrário.
KDE Plasma já vem bonito no padrão e é bem funcional.
Mas não gosto do visual padrão, acho barras e ícones grandes. Ainda bem que o KDE é super customizável.
Só que há também a interface de customização e configuração, que me irrita por me oferecer de uma só vez uma enormidade de opções para tudo. Acho ótimo que essas opções existam, só não gosto ser soterrado por elas a cada passo.
Sempre usei o XFCE, alguém usa o KDE e tem uma mostragem de consumo de recursos dele?
Não sou muito fã do KDE por ele ser extremamente customizável (muitas funções para se aprender) e vir com um visual padrão meio “feinho” (na minha opinião). Não diria que é a melhor, mas também não é a pior. Bom, é questão de gosto, estou feliz com meu Mint Cinnamon
Tem esse print do KDE rodando em 1GB de RAM:
Perguntei para o autor em outro tópico e ele disse:
O consumo de recursos é, digamos, bem variável.
Exemplo, RAM:
Desativando os efeitos e etc.(deixando só a transparência), o KDE no caso dele consegue caber em 300MB ou menos no boot, enquanto o meu (cheio de efeito, serviço, atalho, tema, etc.) já começa com 800MB (não sei o quanto o fator “RAM total do sistema” afeta esses valores, no entanto).
O BigLinux tem uma opção de configuração geral do KDE que prioriza a leveza. Logo que carrega o desktop, o consumo de RAM do BigLinux 20 sob esse padrão deu uns 400 MB pelo “free -h”. Acho muito bom.