KDE Plasma com renderização Vulkan nativo se tornando realidade

O desenvolvedor do KDE, David Edmundson, experimentou o KDE Plasma com Vulkan, e conseguiu fazer as coisas funcionarem com o Qt 5.15, usando algumas modificações.

Com algumas mudanças no Plasma, como pacotes de desenvolvimento necessários para Vulkan e alguns ajustes nas variáveis ​​de ambiente, ele foi capaz de obter um Shell do Plasma renderizado com Vulkan.

Edmundson comenta: “Apesar de ser uma prévia, está em um estado muito bom! As coisas são utilizáveis ​​e realmente bem rápidas, especialmente pop-ups de notificação”.

“Habilitei a sobreposição do Mesa como uma espécie de prova.
O motivo de mostrar 2 FPS é por conta do Plasma Shell atualizar só quando algo muda, neste caso, o cursor de texto piscando a cada 500 ms”.

Mas ainda há mais trabalho a fazer, como portar seus shaders personalizados, desamarrar algumas áreas que usam código OpenGL de baixo nível, fazer uso de Widgets Qt Quick para configurações do sistema e outras áreas. Este também é um esforço apenas sobre o Shell e não sobre o compositor KWin, que ainda está usando OpenGL.

O desenvolvedor KDE de longa data concluiu em seu blog que este suporte Vulkan para o Plasma provavelmente não será oficialmente compatível com o Plasma 5. Este trabalho de preparação, no entanto, é promissor e provavelmente proporcionará uma experiência Vulkan nativa no primeiro dia com Plasma 6.

Fonte: Experiments Are Underway With Vulkan Powering The KDE Plasma Shell - Phoronix
David Edmundson’s Blog: Running PlasmaShell with Vulkan – David Edmundson's Web Log

6 curtidas