KDE Plasma 6 - "Sombras" ao Abrir e Fechar as Janelas

Olá a todos/as.

Comecei usar KDE Plasma 6.3 no Debian Testing e notei que, ao abrir uma janela, surge a sua sombra antes da mesma ser aberta; ao fechar, a janela fecha-se, depois a sombra. Pensei que fosse devido ao Wayland, no entanto, testei o Opensuse Tumbleweed com KDE Plasma 6.4, que veio com o X11, e lá estavam também as sombras.

Alguém reparou isto? Sabe a solução?

Cumprimentos

Qual sua placa de vídeo?qui não tem este problema.

Você pode talvez desativar a sombra em efeitos do kde. Na configuração.

1 curtida

@swatquest Olá.
Ora bem, a minha placa de vídeo é Nvidia mas a rodar drivers open source. E penso que não se trata de efeitos. Qual é a tua placa?

Aqui é intel

1 curtida

Veja isso

. Check Desktop Effects & Compositor

• Open System Settings.
  • Navigate to Workspace Behavior and select Desktop Effects.
  • Ensure the “Compositor” is enabled and working. The page also has a “Compositor” section where you can check the Rendering Backend (like OpenGL) and see if there are any errors.
  1. Configure Window Decorations
  • Go to System Settings > Appearance > Window Decorations.
  • Select your current window decoration theme (e.g., Breeze).
  • Click the “Edit Theme” or settings icon (often a spanner or gears) to open the theme’s configuration.
  • Look for a Shadows tab to customize the size, blur radius, color, and opacity of the drop shadows.

Mas será que é a desgraçada da gpu?! Qdo usava Gnome, este problema não havia. Só no KDE. Até pensei que fosse devido ao Wayland. Vou esperar para ver se alguém já passou por isso e sabe a resposta.
Obrigado, @swatquest

Ok.

Conheço pouco o kde.

Instalei a pouco tempo.

Estou aprendendo.

Sempre usei gtk.

1 curtida

Boas, @swatquest

Acabei de trocar o tema global para Breeze Dark e desapareceram as sombras. Antes estava Breeze Dark, mas com misturas; window decoração com outro tema, cores de outro tema, etc… Portanto, comigo, parece que o problema da sombra parece ser um atraso em exibir as janelas devido às misturas de temas, mas não tenho certeza.

1 curtida

Parece que é tema então.

Instale outro tema dark e veja se persiste o problema.

Caso negativo, o problema está resolvido.

:+1: