KDE para máquinas modestas

Boa tarde pessoal, gostaria de pedir a ajuda de vocês. Tenho um computador de 2012, com 1 GHz de processador e 4 GB de RAM, mas gosto bastante do KDE Plasma. Testei o OpenSUSE, até gostei, mas pesquisando algumas decisões da equipe que gera a distro, mudei de ideia e pensei no Debian. O que me desagradou no Debian foi a integração com Flatpaks. Testei também o Fedora e esse ficou pesado, pensei então em usar o KDE Neon, apesar de não gostar muito do Ubuntu. Mas ele não criou nenhuma pasta de usuário aqui na instalação (Download, Documentos, Vídeos, Imagens). O que vocês me recomendariam? Obrigado

1 curtida

Boa noite, @marcelinonerd , tudo bem?

Uso KDE, sempre, em todas as minhas distros – e até Janeiro 2020, eu tinha 4 GB RAM, em um hardware feito de peças “lançadas” em 2008.

Se você quiser detalhes, diga, e eu irei conectar meu backup com todas as informações daquela época.

A primeira coisa que posso te dizer, é que nunca me faltou Memória RAM (aquela, de 4 GB), em nenhuma das 12 distros que eu tinha, todas com KDE.

Assim que montei meu atual PC desktop, com 16 GB RAM, notei que todas as distros passaram a usar mais Memória RAM. – Ou seja, enquanto eu tinha só 4 GB RAM no antigo PC, todas as minhas 12 distros usavam “menos” RAM… respeitando o fato de que eu tinha menos RAM.

Me parece que você está tentando algumas das distros que mais ocupam RAM…

Estes são os dados do meu PC atual, com mais RAM, e portanto, todas as distros usam mais RAM:

RAM usage 10 min uptime (iddle)

Void             878 MiB
PCLinuxOS        921 MiB
Slackware        940 MiB
MX Linux         940 MiB
Redcore        1,001 MiB
Manjaro        1,031 MiB
Neon           1,049 MiB
Arch           1,059 MiB
Mageia         1,068 MiB
Fedora         1,139 MiB
openSUSE       1,210 MiB
Debian         1,211 MiB

Se eu tivesse apenas 4 GB RAM, a proporção seria a mesma – e com base nestes números, minha sugestão é experimentar o MX Linux – o primeiro com menor uso de RAM, e com a maior “amigabilidade”.

O MX Linux é “o próprio Debian”… só que “mais amigável”.

Eu tento usar o Debian desde 2009. Foi “duro”, e demorei alguns anos, até conseguir “domar o bicho”. Hoje, é uma das distros que melhor me atendem – mas eu não consigo recomendá-lo para quem está começando.

Não é “difícil”. – É “chato”!

Hoje, eu me sinto “confortável” com o Debian – mas considero o MX Linux “um Debian” muito mais “amigável”. – Você vai ter de ler um pouco mais, mas isso vai dar resultados mais rápidos, do que lendo a documentação do Debian.

E o Fórum do MX Linux é muito mais amigável. – Os próprios “desenvolvedores” estão lá, e vão examinar e ajudar, em qualquer dificuldade que você encontre. – Isso não acontece no fórum do Debian.

Quanto ao hardware antigo, 4 GB RAM etc. … Acho que não impede você de usar KDE – e você pode desativar / remover o PIM.

Eu costumo remover também outras coisas – a “lojinha”, por exemplo – mas aí, já vai depender da tua atitude perante essas coisas.

Quanto mais o povo gosta da “lojinha”… mais problemas encontra. – Eu quase não encontro problemas.

5 curtidas

Boa noite @frc_kde tudo sim, e com você? Cara, estou realmente grato por sua resposta, muito obrigado por compartilhar sua experiência, ainda mais com detalhes assim…

Meu primeiro contato com Linux foi em 2013, mas desde então vejo gente legal e disposta a ajudar na comunidade, e você certamente é um exemplo disso… Não sabia do real potencial do MX, ela é sempre recomendada por artigos recentes nos sites especializados, mas eu olhava o “livro pela capa” e não dava valor, a questão do visual familiar á novatos me pega.

Isso que você citou da memória no KDE ser “adaptativa” pra mais é interessante de saber, eu realmente não sabia. Sempre tive também hardware simples, pra mim 4 GB é até luxo rs, meu maior problema ainda é a CPU de 1 ghz… no momento te respondo do Neon, criei uma pasta e fui organizando, mas entendo que posso encontrar opção mais leve, o MX pode ser ela sim!

Vou consultar o fórum do MX, ver o máximo de reviews e vídeos possíveis sobre o sistema, realmente sou grato pelo seu empenho na resposta, porque ver as distros e os consumos, e ver que meu computador respondeu parecido, me ajuda bastante a elucidar e encontrar um caminho com o melhor benefício x praticidade, muito obrigado meu amigo!

2 curtidas

Você fala a pasta Home em si ou as pastas internas, como vc citou?

Se for as pastas internas, vc pode instalar o pacote xdg-user-dirs.

sudo apt install xdg-user-dirs

E depois executar

xdg-user-dirs-update

Ele vai criar as pastas padrão de Download, Documento, etc

2 curtidas

Seriam as pastas internas mesmo amigo, farei isso no terminal, muito obrigado!

@marcelinonerd Fico feliz, se minha resposta foi útil.

Eu simplesmente ignoro a “aparência” que as distros apresentam “por padrão” – ela não é obrigatória. Em poucos minutos, aplico a “aparência” que eu uso em todas as distros – pode não agradar a todos, mas é a aparência que me agrada.

Isso não é uma característica do KDE, mas sim, do Linux. – Se vc tiver pouca RAM, ele usará menos. Se vc tiver muita RAM, ele usará mais, para fluir mais rápido.

Mesmo que você não faça isso, as pastas serão criadas aos poucos, na medida em que sejam necessárias.

Eu comecei pelo Kubuntu (após o Kurumin), mas quando descobri o KDE Neon, logo o adotei como minha “distro preferida”.

Hoje, prefiro outras, pois o KDE Neon tem o mesmo “defeito” do Kubuntu, que é o de manter versões antigas dos softwares (da época em que foi lançado) – pois o KDE Neon só “avança” nos pacotes KDE. – Hoje prefiro outras distros, em que todos os softwares são atualizados. Mas isso é uma opção minha. Cada um tem suas próprias preferências.

Se for útil, eis um registro das distros que uso (ou tento usar) hoje em dia.

1 curtida

O Q4OS é outra derivação amigável do Debian. Vem com o KDE Plasma e se destaca pela leveza e bom desempenho em computadores modestos.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.