Kde - opinião sobre temas

Oi pessoal,
Estou testando o KDE já um tempo virtualmente e achei a interface muito boa. O que o KDE entrega, no gnome você tem que instalar uma porção de extensões e pacotes. Além disso o KDE é bem mais leve que o gnome. Na instalação que fiz fica em torno de 400M a mémoria, mesmo depois de configurar várias coisas, enquanto o Gnome pós instalado gira em torno de 900M. Com modificações vai para 1.5GB.
Contudo por ser uma interface menos utilizada, estou achando meio largada em relação a temas. Existe vários temas que também tem no gnome para KDE incompletos. Aparece um visual no tema, mas ao aplicar é outro.
Por exemplo:
Simply Circles

Ainda estou testando e vendo a instalação manual . Fiz uma instalação mínima no Arch.

1 curtida

Uma coisa sobre o Plasma em questão de temas é como realmente parece limitado se for usar só o que pode ser customizado nativamente se comparado com temas GTK e Gnome Shell. Se colocar temas Kvantum e QtCurve no meio, o número sobe exponencialmente.

Estou usando o Adapta aqui no meu Plasma 5.18 e olha como ele está:


Só usei o Latte-dock e o Kvantum para modificar o Widget Style. Agora comparando com os GTK:

O Breeze no GTK está melhorando muito de lá para cá, incorporando os esquemas de cores usados no Plasma sem precisar trocar o tema. Aliás, o 5.18 está melhorando muito essa questão de customização. Ficou praticamente o Breeze com as cores do Adapta.

Acontece que a forma que o Plasma é customizado pela comunidade, é diferente. A equivalência ao GTK no Plasma é o Kvantum. Sem ele, só sobra a troca de esquema de cores, troca de decoração de janelas e tema do plasmashell. Isso sem mencionar a troca de Widget Styles.

3 curtidas

Obrigado pela aula.
Não conheço muito o KDE, mas gostei do que ele oferece e vou trocar o Gnome para KDE.

É possível passar algum tutorial ou sites com informações destes pacotes?
Sou um novato em KDE, estou tendo que aprender a mexer na interface. A instalação já está ok, mas estou vendo que tenho muito que aprender em relação a pacotes e funcionalidades.

1 curtida

Vou ver se posto dicas de customização do Plasma aqui no forum de vez em quando. Eu aprendi tudo sozinho então eu não saberia o que recomendar além do tutorial do @jeffinshadow para ter uma noção do que pode ser feito. Não teve muita atenção a detalhes minunciosos mas ele usou várias das ferramentas que uso para customização.

4 curtidas

Seu tema está muito bom.
Qual foi o tema baixado?

1 curtida

Esse é o KvAdapta, então você vai precisar do Kvantum instalado. No GTK é o Breeze mesmo. Ele puxa o esquema de cores sendo usado, então é só aplicar o KvAdapta também

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.