KDE NEON travando muito

Sempre usei distros Linux no meu desktop, que na verdade é um notebook Lenovo Ideapad 310.
No Manjaro o desempenho do Plasma 5 era muito bom, mas por ansiedade de testar o novo Plasma 5.18 deu uma nova chance ao Neon, que no passado também tinha tido problemas.
Acreditava ser o Firefox que estava travando, as vezes congelando o desktop, com muito delay no mouse e lentidão na execução de apps como o LibreOffice, tanto no pacote .DEB quanto a versão via Snap. Não sei se é por conta do uso do Kernel 5.13; visto que no Manjaro estava ainda no 4.19. Quem tiver uma solução ficarei muito agradecido, pois não quero ser um SDA hehe.
Segue abaixo meu hardware pra vocês:

Sistema operacional: KDE neon 5.18
Versão do KDE Plasma: 5.18.3
Versão do KDE Frameworks: 5.67.0
Versão da Qt: 5.14.1
Versão do kernel: 5.3.0-40-generic
Tipo de sistema operacional: 64 bits
Processadores: 4 × Intel® Core™ i3-6006U CPU @ 2.00GHz
Memória: 3,8 GiB de RAM

2 curtidas

Coloquei ele hj pra testar. E já tô mudando pra outra pq n tá legal

1 curtida

Sistema operacional: KDE neon 5.18
Versão do KDE Plasma: 5.18.3
Versão do KDE Frameworks: 5.67.0
Versão da Qt: 5.14.1
Versão do kernel: 5.3.0-40-generic
Tipo de sistema operacional: 64 bits
Processadores: 8 × Intel® Core™ i5-8250U CPU @ 1.60GHz
Memória: 7,7 GiB de RAM

Cara, mesma coisa que o seu (no quesito versões do software) e sem nenhum problema por aqui.

Eu vejo que as vezes o sistema dá uma engasgada, e não é nada legal a experiência de ter um “quase Windows” em casa hehe. Mas não tenho visto nem aumento do uso de CPU nem consumo exagerado de RAM. No Manjaro a fluidez do sistema estava bem melhor, sem estes momentos de engasgo.

Por aqui o Plasma 5.18 está redondinho, perfeito!
KDE Neon

1 curtida

Aqui as vezes oscila, e dá uma lentidões, especialmente no uso de suítes office… tanto o LibreOffice do repositório quanto o Libreoffice via Snap tão uma “carroça” e alguns outros softwares notei a mesma lentidão ao abrir. Creditava ser o Firefox, mas vejo que é o sistema. Agora deu uma parada nos travamentos, vou vê se continuará assim.

eu ia te recomendar o manjaro, mas já vi q tu tava nele antes
que tal dar uma voltinha no arch e ter o KDE sempre atualizado?

Mano, eu possuo um destes e acho que a culpa é do processador. Eu por um tempo achei que era culpa do mutter, mas testei com outros gerenciadores de janela, inclusive com o Windows 10 e em ambos em certo momento o mouse apresenta um pouco de lentidão (não chega a travar) sem nenhum consumo exepcional de memória e processador, mas a utilização e abertura dos programas ocorre normalmente, ativei e desativei as mitigações do kernel, useu kernel-rt, usei recursos experimentais do mutter e o resultado é sempre o mesmo, mais aleatório que o Ronaldinho Gaúcho.
Quando sobrar tempo vou testar com um kernel bem mais antigo para ver se acontece.

System:
  Host: zumbi-palmares Kernel: 5.6.0-0.rc5.git2.1.fc33.x86_64 x86_64 bits: 64 
  Console: tty 0 Distro: Fedora release 33 (Rawhide) 
Machine:
  Type: Laptop System: LENOVO product: 80UG v: Lenovo ideapad 310-14ISK 
  serial: PE02DEA0 
  Mobo: LENOVO model: Toronto 4A2 v: NO DPK serial: XXXXXXXX UEFI: LENOVO 
  v: 0XCN45WW date: 08/09/2018 
Battery:
  ID-1: BAT0 charge: 25.5 Wh condition: 25.5/30.0 Wh (85%) 
Memory:
  RAM: total: 11.57 GiB used: 1.53 GiB (13.2%) 
  Array-1: capacity: 32 GiB slots: 2 EC: None 
  Device-1: ChannelA-DIMM0 size: 4 GiB speed: 2133 MT/s 
  Device-2: ChannelA-DIMM1 size: No Module Installed 
  Device-3: ChannelB-DIMM0 size: 8 GiB speed: 2133 MT/s 
  Device-4: ChannelB-DIMM1 size: No Module Installed 
CPU:
  Topology: Dual Core model: Intel Core i3-6100U bits: 64 type: MT MCP 
  L2 cache: 3072 KiB 
  Speed: 2300 MHz min/max: 400/2300 MHz Core speeds (MHz): 1: 2300 2: 2300 
  3: 2301 4: 2300 
Graphics:
  Device-1: Intel Skylake GT2 [HD Graphics 520] driver: i915 v: kernel 
  Display: server: Fedora Project X.org 1.20.7 driver: i915 
  resolution: 1366x768~60Hz 
  OpenGL: renderer: Mesa Intel HD Graphics 520 (SKL GT2) v: 4.6 Mesa 20.0.1
1 curtida

Veja se desabilitar as mitigações do Spectre e Meltdown diminuem perceptivelmente o problema:
https://linuxreviews.org/HOWTO_make_Linux_run_blazing_fast_(again)_on_Intel_CPUs

Você está com o papel de parede em modo apresentação de slides? Eu não tinha esse problema no Kubuntu 18.04.2, mas do 18.04.3 em diante o sistema começou a ter um pico momentâneo de uso do processador toda vez que o papel de parede era trocado. O problema só foi amenizado quando desativei as mitigações.

1 curtida

Arch, puro puro, não; mas voltar ao Manjaro, não duvido.

Até hoje eu queria saber porque diabos todos estão no OpenGL 4 utilizando o Mesa e meu hardware não sai do 3.0 sendo que o Intel Graphics 520 tem suporte pra tal.

Infelizmente terei que voltar ao MANJARO KDE, KDE NEON aqui está muito lento, com travamentos e congelamento de tela; não sei se tem haver usar UEFI ou se errei no particionamento do sistema…

Eu tive uma experiência ruim com NEON recentemente, e tive a impressão de ter um bug no gerenciamento de memória que deixava o processo plasma-desktop incrementando sem limite. Ao usar o dia inteiro ele tava ocupando 2 dos meus 4gb de ram.

Mesmo fechando todos os apps e rodando script drop_caches, não resolve.

Vi relatos na web de gente deixando ele ligado por vários dias e comendo ainda mais memória, daí mesmo em máquinas potentes, chega uma hora que faz swap e engasga. Ao reiniciar o computador resolve o problema, pois o processo volta ocupando cerca de 100mb.

1 curtida

Resolvido, olhei em fóruns…

Agora estou no MANJARO novamente, mas creio que a solução seria esta mesma. O Manjaro também estava travando muito, com congelamentos e similar ao KDE Neon, inutilizável.
Solução foi simples, como tinha visto, este tipo de travamento é comum a problemas de Kernel. Voltei pro Kernel 4.19 e tá uma maravilha aqui, rápido, sem travamentos, nenhum congelamento de tela.