KDE NEON ou KUBUNTU, Após instalar, abas de janelas, fontes, e outros ficam maiores

Pessoal, estou com um problema que está me fazendo não querer usar uma distro com interface KDE PLASMA, resolvi testar a distro Kubuntu em meu notebook que tem uma placa de video Nvdia Quadro P2000 (não tenho certeza depois se quiserem eu confirmo pra vocês.

Quando faço o boot pelo Pendriver a distro carrega antes de instalar e tudo fica certo, o tamanho das fontes, da aba superior das janelas, os icones de abrir e fechar… tudo normal. Após a instalação ficam maiores que o normal, as fontes aumentam de forma que parece que tem até negrito na fonte, os icones de janelas de minimizar, maximizar e fechar (nome da janela) ficam grandes que não eram pra ficar numa tela Full HD, fica desconfortável mexer e não é um problema de tamanho de fontes porque eu verifiquei o tamanho de fontes no boot do pendriver e depois da instalação e está da mesma forma, algo muito estranho… Espero que consigam me ajudar porque quero testar a interface do Plasma no meu notebook.

Obrigado!

conheço pouco o kde.

mas veja se na configuração fontes está definido errado…

vc pode clicar em padrões para deixar o padrão do iniciar

Dê uma olhada nas configurações, como está configurado o DPI para a sua tela. O Plasma tem a opção de definir o DPI para telas que sejam maiores ou menores. No meu caso, eu reduzo um pouco o DPI para caber mais coisas na tela, tornando tudo menor. Talvez te ajude.

Ah é. Pode estar apenas para fontes mas ele acaba aplicando globalmente. É só reiniciar a sessão.

1 curtida

vc instalou os drivers de vídeo da nvidia?

Tenho que verificar nao tenho certeza

Como disse já no post não são as fontes, elas estão no mesmo tamanho de quando esta rodando pelo boot do pendriver.

Estranho porque todas as fontes estão no mesmo padrão de quando está com boot no pendriver, e fica normal como as outras distros. mais altera o tamanho de muitas coisas, até dos icones… de fechar, maximizar janela e outros

Estranho mesmo. Live CD geralmente carrega alguns drivers em específico para funcionar bem. Se na instalação final não fica do mesmo jeito, deve ter faltado a instalação de um mesmo. Dá uma olhada nos drivers como o povo acima sugeriu. Se for complicado demais, teste outra distro que vem com instalação fácil de drivers e com o Plasma, como o Manjaro.

1 curtida

Pessoal venho aqui postar o que eu consegui resolver, agradeço ao pessoal ai que me deram dicas e fui seguindo pelo caminho e agora está tudo certo, não sei se está funcionando da melhor forma possivel.

Mas eu tentei vários testes e nada, então eu resolvi instalar o kubuntu sem marca a opção de “baixar softwares de terceiros”, e agora está tudo do tamanho normal, ou seja não está instalado o driver de video da Nvidia, talvez se eu instalar possa dar o mesmo problema então vou deixar assim mesmo espero não perde potência, obrigado!

1 curtida