KDE Neon - "Mistério das ISOS"

Resolvi fazer um test-drive com o KDE Neon, então ontem (20/08), baixei a ISO no site oficial assim como o Dio fez na review do dia (11/08)

A ISO que baixei foi a neon-user-20200820-1117 (a do Dio era a neon-user-20200810-1423)
As primeiras coisas que notei foram:

• O instalador era o mesmo que o do Ubuntu
  • A base do sistema ainda era a 18.04… tive que fazer a atualização para a 20.04 através do Discover

Hoje (21/08) apareceu uma nova ISO lá no site… neon-user-20200821-0932, resolvi baixar e instalar e aí as diferenças

• O instalador é o Calamares
  • A Base é a 20.04
  • A tela de Boot é a do Ubuntu 20.04… não a do KDE Neon

Enfim… o que está acontecendo ? Será o “efeito pandemia” ? Rs
Estou pensando em instalar em definitivo em uma das máquinas, mas acho que vou aguardar até resolverem essa salada de frutas

2 curtidas

Realmente as ISOs estão uma bagunça. As vezes tá com a base 18.04, as vezes com a 20.04. Tem que ter sorte pra pegar uma ISO boa

A turma do KDE Neon parece ser pequena demais, para tantas tarefas que se propõem, ─ por exemplo, ISOs quase diárias, de tantas versões diferentes: ─ User Edition, LTS Edition, Testing Edition, Unstable Edition, Developer Edition…

1 curtida

Não imaginei que fosse algo corriqueiro na distro… estou pensando em usar por ser um KDE mais puro, mais atual e não vir com as papagaidas que costumam vir a mais no Kubuntu (mesmo em instalação mínima) mas busco um sistema estável. Essa ISO que baixei hoje, além de vir com a tela de boot do Ubuntu, acabei encontrando outros bugs na interface…

Ja vi gente criticando a equipe do Mint (que também é pequena) por ter abolido a versão KDE… mas se for pensar pelo ponto de vista das prioridades e produto final… eles não estão errados.

Não adianta querer abraçar o mundo e depois entregar algo feito nas coxas… pode até parecer besteira, mas as vezes acaba abalando a credibilidade da equipe perante à visão de um novo usuário da distro

1 curtida

Teve uma fez que a ISO do KDE Neon estava com bug na instalação e demoram mais de mês para corrigirem…

E meio chato ver isso da uma impressão muito ruim para a distro porque se a primeira impressão do usuário e de um bug na ISO o que vai pensar do sistema em geral.

Usei o KDE Neon por muito tempo e é realmente muito triste ver esses erros “bobos”.

1 curtida

Exatamente !! Estava pensando em instalar o Neon nesse fim de semana e fazer uns testes, mas agora não sei se aguardo por uma nova ISO ou instalo o Kubuntu mesmo ele usando uma versão mais antiga do KDE

1 curtida

Baixei a ISO de hoje e instalei no meu notebook, aparenta estar normal. Tela de boot correta (com a logo do Neon) e nenhum bug até o momento.

1 curtida

Sim… essa ISO (neon-user-20200823-2131) eles adicionaram ontem p/ download… realmente corrigiram tudo o que mencionei no início deste tópico… (eu ja estava pra entrar aqui e atualizar essa informação, quando vi seu comentário rs)

Instalei em uma das máquinas aqui, e até então está ok e vou seguindo com os testes… a única coisa que notei foi que o kubuntu-driver-manager não funcionou com essa versão, sendo assim eu instalei o mintdrivers, e assim instalar o driver proprietário da minha NVidia

Removi o “trojan” snapd (Arghhhhh) e deixei o flathub como padrão, com os demais repositórios… uma coisa que notei é a existência de novos apps que não havia visto antes… quem usa o Neon a mais tempo talvez possa confirmar isso

1 curtida