Kde Neon - duvidas

Ola pessoal, sequinte, to querendo montar um computador para trabalho, to estudando programação, e queria saber sobre o kde neon, ele tem uma base boa, é estável? Me interessei por ele, achei o kde bonito, mas vi na net pessoas dizendo que kde neon é so uma “distrozinha” criada para comportar a interface KDE, seria verdade isso? O linux por baixo do capus e ruim/instável?
No momento estou usando o elementary OS, mas n sinto muito seguro com essa distro, n sou muito de futucar nas coisas, mas tenho medo dela quebrar em algum momento, e parece que vai

Se alguém usa ou ja usou pudesse me falar como é o KDE neon, eu ficaria agradecido

1 Curtida

sempre ouço isso dos usuários, parece que você tem que moldar o sistema conforme o seu gosto.

Caso se interesse pela interface e queira testar outras distros, tbm tem o tópico: Melhor distro KDE

Dentre as distros que o povo gosta, sempre tem o Neon: Top 3 distros por interface

Serio. usa o kubuntu.

A base do KDE Neon, se não estou enganado, é o Ubuntu LTS (hoje na 18.04).
Que é a mesma do ElementaryOS.
As atualizações constantes do Neon são para o Plasma e os aplicativos KDE.
A “base” só atualiza quando o Ubuntu atualiza. (posso estar errado… alguém me corrija)

2 Curtidas

O KDE neon é uma distro semi-rolling baseada no Ubuntu 18.04, o Plasma e seus componentes possuem repositórios próprios que são mantidos pelos desenvolvedores do KDE, encontrando-se sempre em sua última versão. O KDE neon é a distro flagship do Plasma, é o mais próximo de uma distro “oficial” que você irá encontrar.

2 Curtidas

O KDE neon é muito bom e customizável. Pode instalar sem sustos. Tá rodando liso aqui. A base é mais que estável, Ubuntu 18.04 por baixo do capô. Instale e seja feliz.

vlw pelas respostas galera, to testando no momento o kubuntu, e to gostando, achei melhor que o elementary OS.

Vou baixar uma virtual machine para testar o kde neon.

depois posto minha avaliação sobre os dois

No Vm nem sempre as coisas rolam como no PC real…o KDE Neon ao meu ponto de vista é mais leve e mais “bonito” que o kubuntu, porém, é necesario instalar as coisas manualmente…mas entre os dois acho melhor o NEON, embora atualmente eu esteja usando o Cinnamon…mas tenho muita admiração pelo Neon…em se tratando de Plasma…o Neon é muito melhor, pois é atualizado o modo plasma com versões recentes, enquanto o Kubuntu fica preso até o plasma da proxima LTS…

Tava usando o kubunto, mas a verdade é que não consigo me adaptar com o kde, não gosto do dolphin, acho feio, complicado e bagunçado, o nautilus e muito mais simples para tudo, no meu dia a dia e nas coisas que favo é o melhor file manager, entao desistindo de distro com kde por hora, e voltando pata outras que tenha o nautilus

nautilus é somente do ubuntu e gnome…tente cinnamon pois o Nemo é para mim o melhor gerenciador de arquivos…abraço

KDE neon é muito bom. Ele trás tudo de mais recende do projeto KDE Plasma e deixa a base UBUNTU rodando por baixo do capô. Ele é sim estável e muito confiável pra rodar em produção. O unico problema/ponto positivo é que ele vem o básico. Então você vai ter que instalar tudo que achar necessário por conta. De qualquer forma todos os tutoriais de ubuntu, debian e derivados vai funcionar normalmente nele. Exceto coisas especificar para outras interfaces claro. Mas recomendo!

2 Curtidas

tinha desistido de instalar, pq ele tava travando na instalação, minha placa de video pelo visto, congelava a tela, so o mouse funcionava, ai coloque no modo “nomodset” algo assim, e parou e consegui instalar

personalizei ele, ta daorinh agora

Se você não gosta do Dolphin é só instalar outro gerenciador de arquivos, não precisa mudar de distro.

1 Curtida

se conseguirem permitir a configuração do conky no KDE como está no meu Cinnamon…sem bugs de inicialização…vou pro KDE NEON correndo…

ola. se vc preza por estabilidade de uma chance ao debian buster, estou usando a 1 mes e nunca tive nenhum tipo de problema. (Acer Aspire 5750-6464 - 8gb - hd/ssd - intel 3000)

Fiz isso, instalei o nemo, e ta uma maravilha e ficou ate mais bonito, harmonizou melhor com a personalizacao que fiz

Tenho que ser contra quanto a estabilidade no debian, fui usar o debian 10 e o que eu n tive foi estabilidade, fui instalar a steam, deu erro, depois disso nao consegui mais fazer nada no sistema, depois disso tentei ajeitar, removendo os pacotes da steam, e so foi piorando a coisa, desisti, nao pretendo tentar de novo para ter dor de cabeça

estranho… uso steam, lutris, playonlinux, kodi, mumblel, piper, firefox. nunca tive problemas realmente… nunca travou nem reiniciou ou algo do tipo. nao sei o que aconteceu contigo.

Quando tiver animado tento de novo, to com meus estudos atrasados n da para recomecar uma instalação agora e configurar ela toda com o ambiente que estou utilizando