Kde neon com demora na inicialização (depois de modificações nas partições)

Olha eu novamente :upside_down_face:.

Vejam só, meu notebook demora de 10s à 30s para iniciar (retirando o ubuntu), porém agora, está demorando 2m para ligar o kde neon (algo que ocorreu somente essas vezes) e para desligar demora, mas não cronometrei. O que fiz antes disso:

existiam 4 partições:

1 - não usada (1MiB)
2- boot (300 MiB, o primeiro veio daqui, não sei porquê)
3- root (não sei o tamanho real, mas passa de 100GB)
4- swap (12GB)

depois modifiquei para:

1- boot (coloquei a “não usada” aqui)
2- root (coloquei 10GB do swap aqui)
2 swap (2GB)

quem inicia com o sistema:

3

( os prints antigos tinha um bug)

Pensei em formatar (o que seria rápido, as distros instalam em uma velocidade alta), porém assim não dá, qualquer problema já ir formatar, principalmente quando o probl. é só nos processos de inicialização e finalização.

eu refaria a instalação, alocaria 1GB de swap em arquivo. não há necessidade de 12GB. veja que demora 6s para rodar o networmanager-wait, serviço que “atrasa” o boot aguardando conexão com a rede para prosseguir. vc n precisa disso se não monta nada em rede no boot.

qdo termino uma instalação, eu uso o synaptic para desinstalar tudo que não uso, inclusive o plasma-discover, snapd, virtualbox etc. depois instalo o que preciso.

meu boot com grub é rapidíssimo. mas atualmente uso apenas o systemd-boot, com mesma velocidade.

2 curtidas

Estou pensando em fazer isso, daria trabalho reinstalar tudo, mas seria mais rápido e confiável. Além disso, faria as partições manuais, deixei com o instalador e deu nisso (ele criou a swap a partir da quant. de ram). Se ninguém souber resolver, parto para isso.

Tirando o fato que movimentar partições além de correr risco de corromper é demorado dependendo da quantidade dos dados e pode afetar o sistema, o KDE Neon é a distro dos devs do Plasma, tudo de mais novo é lançado nessa distro, ou seja, lançamentos que podem impactar no desempenho podem surgir e demorar um pouco a serem corigidos, mas é o preço a pagar pela vanguarda.

PS: Atualmente, poucas distros ainda usam partição SWAP. Prefira sempre SWAPFILE, e se tem dúvidas sobre os valores mais recomendados para definir o swap vc pode seguir aqui:
https://help.ubuntu.com/community/SwapFaq

Um guia que tmbm recomendo é o livro Fedora 31 Essentials: Learn to install, administer and deploy Fedora 31 systems de Neil Smyth onde vc pode achar uma boa orientação de como definir o valor correto da SWAP.

1 curtida

Obrigado, darei uma olhada!