Kde Neon 5.18.2 travado no TTY ao iniciar

Boa tarde!
Vinha muito feliz utilizando o KDE num Macbook white 2009 com upgrade de ram e SSD. Um belo dia instalei o Gestures - Como configurar gestos do Touchpad no Ubuntu com Gestures - Diolinux, só que após a instalação eu clicava no ícone do aplicativo e ele não iniciava. Não sei se de fato ele também teria interface gráfica ou teria que ser configurado via console, enfim… Resolvi deletar o programa e sem querer removi (salvo engano, não consigo mais dar 100% de certeza) o libinput10 (?). A coisa destrambelhou e o console começou a remover todos os inputs do próprio KDE, fui vendo a imagem dos ícones dos aplicativos ficando brancas e a interface se desconfigurando. Ele deletou MUITA COISA, fiquei assustado. Não consegui nem desligar normlamente, tanto com clique do mouse quanto no botão físico, nem o menu de desligar/reiniciar aparecia.
Enfim, dei o hard reset no botão físico e ele não sai do tty1. Até consegui andar até o tty6 ou 7, não lembro, mas nada de interface gráfica. Já tentei crt+alt+f7. Consegui usar o wpa_supplicant pra conectar ao wi-fi e atualizar minhas fontes, dar update, full-upgrade e até mesmo reinstalar todos os pacotes libinput que encontrei, mas nada de voltar a interface gráfica…
Em último caso, tiro meu SSD, passo meus arquivos pra outro PC ou pro HD externo e arrumo alguém pra instalar o KDE (que eu mesmo não sei hehe), mas queria ver se alguém me ajude a achar outra solução.
Grato desde já!
Att, b1zZi

1 curtida

Bem vindo ao fórum @b1zzi!

Eu ia te dar dicas, mas acredito que agora seja mais prudente te perguntar como resolveu, pela quantidades de dias passados.

Conseguiu contornar sem formatar?

2 curtidas

Cara, ainda não!
SE tiver algum comando pra me passar… Estou preso no grub. Ele me permite entrar em três versões do linux, mas nenhuma funciona. Quando consegui executar o sddm ele entra,. mas travado.
Inclusive estou com dificuldades pra copiar arquivos pro hd externo via terminal, bem como não sei reinstalar o kde a partir de pen drive ou sei lá…
Sabe me passar tutorial sobre essas três questões? grato!