KDE Neon 5.16 (instalação)

Instalei a ISO via site do KDE. Quando vou instalar vem a Logomarca do KDE na tela e logo dps a tela se apaga completamente e só fica o cursor handscore piscando no angulo superior esquerdo da tela e tudo travado. Já fiz varias instalaçoes da ISO usando fontes diferentes da ISO e não resolveu nada. Alguem pode me ajudar? Muito obrigado desde já.

Qual programa você usou para gravar a ISO no pen drive?

RUFUS via Windows. E depois, para todas as outras fontes, comandos pelo proprio terminal do Linux.

O Rufus pode gerar mídia que não inicia, dependendo das configurações, mas se você utilizou o dd no Linux e teve o mesmo problema, então este não é o caso. Pode ser algo relacionado ao secure boot.

1 curtida

Um usuario deu o seguinte relato (em um outro canal):
“Tive uma grande luta com KDE neon (build 20190613) para conseguir dar boot em um notebook uefi (sim, desabilitei o secure boot). Não dava boot, a tela ficava preta e aparecia apenas um underscore “_” no centro. Solução: substitui os arquivos da pasta EFI/BOOT da ISO do neon pelos arquivos do Ubuntu/Kubuntu 18.04.2. Agora imagina a luta até encontrar a solução. Fiz de tudo, fucei na bios em tudo que é lugar, formatei o pendrive em MBR, GPT, usei o Rufus, Rosa Image Writer, Universal-USB-Installer, YUMI, UNetbootin e o Etcher. Portanto, fica aqui o relato e a solução”

Porem, queria o “passo a passo” pois nao sei como proceder. E ele não respondeu ate hoje.

MuitoObrigado

Não sei como seria esse procedimento, mas se você não tiver outros sistemas instalados no PC poderia simplesmente desativar o UEFI, entrando no setup e definindo o UEFI como legacy, isso deve resolver o problema.

Pois amigo. Porem, já entrei no BIOS da minha maquina (fucei todas as opções) e nao encontrei na relacionato a “Securite Boot” e nada com “UEFI”. Muito estranho Versao 02.67 1985-2009 da American Megatrends. NAO TEM MESMO ESSA OPÇÃO. E NAO TO MALUCO!!

Muito obrigado amigo.

Não tenho como te guiar em relação a BIOS, existem milhares de BIOS diferentes. Só consultando o manual da sua placa-mãe mesmo.

Ok! Mesmo assim Muito Obrigado pela atenção e interesse em ajudar ok amigo. MtoObrigado. TdDeBom!!!

Alguém conseguiu resolver?

Eu fiz o pendrive bootável pelo Etcher, tentem ele, talvez faça alguma diferença.

e o kubuntu funciona? pra substituir essa pasta de EFI do KDE Neon pelo do Kubuntu é bem simples
essa pasta se encontra em /boot/efi
só copiar a /boot/efi do kubuntu e colocar na do kde neon