Buenas. Se alguém puder me orientar, agradeço desde já.
O problema ocorre ao tentar adicionar uma impressora EPSON L355 no KDE. Ela nega acesso.
Então fui pelo CUPS e deu na mesma:
Como resultado de uma busca a respeito encontrei esse link:
que menciona que o erro se dá pq o usuário não está adicionado no grupo Ipadmin e orienta adicionar. Porém o comando mencionado não funciona, ocorre erro exatamente como mencionado no post.
Já fui e voltei pelas buscas um sem fim de vezes e nem cabe mencionar aqui. O curioso é que parece que isso não ocorre muito com outros ususários, pois pouco se acha sobre esse erro.
Comigo funcionou de boa com o comando sudo usermod -aG lpadmin $USER
Tenta e vê se funciona. Tive o mesmo problema, mas foi no Pop OS.
Blz…tentei e nada feito. Acusa que grupo não existe.
Então criei o grupo lpadmin e adicionei o meu “user”
E…nada.
Tem coisas…que só o Linux faz pra você! Qual é a lógica de impedir a instalação de uma impressora?
Se eu acrescentar o Gnome como ambiente, vou lá e adiciono a impressora.
Mesmo assim, valeu Marcos!
Qual a sua distro?
Assim que eu puder… coloco o passo a passo…
Dependendo da distro é outro nome ou vc tem que configurar…
blz…
vou colocar o passo a passo, com os arquivos a serem modificados para funcionar…
vc terá que editar o arquivo /etc/cups/cups-files.conf
uso o editor preferido, mas aqui vou colocar como exemplo o nano
sudo nano /etc/cups/cups-files.conf
procure por
# Administrator user group, used to match @SYSTEM in cupsd.conf policy rules...
# This cannot contain the Group value for security reasons...
SystemGroup root
Em SystemGroup root, adicione depois o lpadmin
ficando assim
SystemGroup root lpadmin
salve o arquivo
reinicie o cups
O nome do serviço vai depender da sua distro, aqui uso opensuse, então
sudo systemctl restart cups.service
crie o grupo lpadmin
sudo groupadd lpadmin
e adicione seu usuário
sudo gpasswd -a usuário lpadmin
e teste novamente
3 curtidas
A intenção do openSUSE é que você faça esse tipo de coisa via YaST exclusivamente.
99% das distros usam do bom-senso e percebem que isso vai gerar confusão, então criam o grupo lpadmin
ao qual você se adiciona se você quiser configurar uma impressora e liberam a adição de impressoras sem senha. As instruções do @swatquest basicamente são para trazer essa configuração que francamente deveria estar presente desde o início.
1 curtida
No opensuse é tranquilo, não precisa disso.
No arch antigamente precisava, hoje não sei mais.
Manjaro se não me engano está tudo ligado ao grupo wheel.
Deu certo! Eu havia tentado modificar o arquivo /etc/cups/cups.conf, mas não havia conseguido. Com a instrução mais detalhada, deu certo.
Eu agradeço ao @swatquest, pois estava desistindo da função. Neste momento eu uso Opensuse, mas o mesmo ocorreu com o Fedora KDE mais de uma vez.
Digo que já estava desistindo pq não lido com TI. Sou apenas um usuário Linux há 20 anos e já não tenho tanta disposição pra resolver detalhes que, do meu ponto de vista, já poderiam ter sido melhor resolvidos, padronizados. Podem não incomodar tanto a quem lida com TI mas incomoda a quem quer usar o Linux sendo apenas usuário. ( Com o devido respeito, convenhamos, a Distro mais próxima dessa realidade é o MINT).
Por isso o auxilio técnico foi e é fundamental…Obrigado.
E melhor observando a dica de @Capezotte, ela explica bem o que ocorre. Tive que trocar do Fedora para Opensuse pq precisei ressuscitar um note antigo para teletrabalho e o Fedora o ignorava solenemente. Então instalei o Opensuse. Se estivesse mais familiarizado com a Distro, teria usado o Yast.
1 curtida
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.