Galera, ouvi dizer que o Wayland será padrão futuramente. Sendo assim, estou tentando me informar sobre.
Alguém sabe me dar um feedback das diferenças e vantagens ao utilizar o wayland hj ?
Galera, ouvi dizer que o Wayland será padrão futuramente. Sendo assim, estou tentando me informar sobre.
Alguém sabe me dar um feedback das diferenças e vantagens ao utilizar o wayland hj ?
Wayland é melhor que o Xorg em vários quesitos, mais fluido, leve, prático, porém não é muito utilizado em comparação, logo nem sempre o usar o Wayland será a melhor idéia. Por exemplo, eu utilizava o Sway, que era o i3 com Wayland, e é muito bom de usar, só que você se estressa com coisas bobas, por exemplo, aplicativos Java você tem que colocar um parâmetro no executável para rodar, alguns aplicativos simplesmente não rodam mesmo com o XWayland (Modo de compatibilidade entre Wayland/Xorg).
Agora, no KDE, têm mais vantagens, isso porque todos os programas da família KDE rodam nativamente em Wayland, no entanto dificilmente alguém irá usar tudo do KDE, então se é vantajoso depende do uso do usuário.
Olá @Dsr tudo beleza? Este vídeo explica bem o que é Wayland.