Hoje, dia 18, o KDE oficializou o lançamento do KDE Gear 22.08, uma atualização com novos recursos. Mas esperaremos ainda algumas semanas para usá-lo.
Mas pode-se antecipar esse tempo, usando o Debian testing/unstable, o repositório de backports do KDE, no Flathub ou KDE Neon e as rolling release (por sua conta e risco).
Nobidades:
-
O Spectacle agora mostra os atalhos de teclado com os diferentes modos de captura da seleção de tipo. Além disso, quando você abre a ferramenta de anotação, ela se redimensiona para caber em toda a captura.
-
O Kalendar agora inclui contatos.
-
O Itinerário possui código de barras integrado para importar ticketest para o aplicativo e também suporta cartões do programa de descontos.
-
Kate e KWrite recebem suporte para usar vários cursores. Por sua vez, o KWrite suporta abas.
-
O Filelight recebeu um facelift e, ao longo do caminho, eles tornaram o código mais sustentável, portando-o para o QtQuick.
-
O KDE Partition Manager corrigiu algumas falhas que afetam o texto no painel de informações e agora exibe texto legível por quanto tempo um disco foi ligado.
-
O Dolphin agora permite organizar arquivos por extensão.
-
Elisa melhorou o suporte em telas sensíveis ao toque. Por outro lado, você pode desativar a verificação automática ao iniciar o aplicativo.
-
Suporte para XDG Portals para arrastar e soltar arquivos. Isso melhora o suporte a esse tipo de ação para aplicativos isolados (sandbox).
-
Ark agora verifica se haverá espaço livre suficiente ao tentar desarquivar algo antes de começar.
-
Clicar em uma notificação do Konsole sobre uma determinada sessão agora leva você a essa sessão do Konsole.
-
Skanpage agora suporta a exportação de PDFs pesquisáveis usando reconhecimento óptico de caracteres.
-
Gwenview, o visualizador de imagens popular do KDE, adiciona anotações às suas funções de edição de imagens. A função de anotação é a mesma usada no Spectacle.
FONTE: aqui