KDE Connect não reconhece celular

Oi, pessoal! Mais uma dúvida/problema a resolver…
O Ubuntu MATE veio, no 18.04, com o KDE Connect instalado já. Atualizei para o 20.04 sem ter usado o app. Agora resolvi usar, instalei pela Play Store no meu Samsung J7. Só que o PC não reconhece o celular e vice-versa. Olhei a documentação na internet por aí e me parece que não fiz nada errado. Só que nada acontece. O que devo fazer? Os dois dispositivos estão ligados na mesma wi-fi, só não tentei vinculá-los pelo Bluetooth (e isso não faria sentido em computadores sem isso - e se eu quiser ligá-los por BT, pra quê usaria KDE Connect, não?)
Segue tela de configuração do KDE Connect. Se tento abrir o app em si ou o indicador, nada acontece:

Agradeço demais a ajuda! :slight_smile:

vc instalou KDE Connect no celular?
está na rede?

Usa algum serviço de firewall? Se sim o serviço kdeconnect deve estar habilitado. No meu caso funcionou somente após habilitar tanto em tempo de execução quanto em modo permanente

2 curtidas

Respondendo aqui aos dois, e já agradecendo a ajuda:

Sim, instalei no celular e os dois estão usando a mesma rede wifi

Pois é, eu me esqueci da Firewall, uso a versão nativa do Ubuntu MATE 20.04.
Mas é que como ele libera acesso a todos os programas que pedem acesso à rede (navegadores, Electron Player, Thunderbird, Signal etc.), nunca que ia imaginar que ele teria bloqueado o acesso do KDE Connect. Vou fuçar aqui, mas nem tenho muita ideia do que fazer. Ele me parece que funciona como a Firewall do Windows, teria que criar as regras nele, não? Pois a aba de regras está vazia, eu só ativei e mais nada…


Só pra constar que funcionou! Fiz uma regra na Firewall e agora eles se reconhecem!! Muito obrigado mesmo - eu estou acostumado ao ZoneAlarm, que quando algo pede acesso, me pergunta… rs

1 curtida

Agora eu instalei o GS Connect, já que me mudei pro Gnome, e nada de reconhecer o celular. E o firewall não acha nada, pq é uma extensão. No que eu errei?

Eu segui as instruções desse guia aqui:
https://github.com/andyholmes/gnome-shell-extension-gsconnect/wiki/Help#LanError
Mas nada…

1 curtida

Fez a instalação do gnome limpa ou instalou por cima do KDE ? como descrito no link fornecido por você o KDE Connect tem que estar parado para que você consiga usar as portas, caso o GS Connect não apareça nos serviços listados no firewall, crie uma regra para as portas utilizadas no lugar do serviço. Uma dica seria conferir no seu roter se essas portas não se encontram fechadas, acredito que não pois o KDE Conect funcionava pelo que você comentou, mas vale apena conferir.

Instalei o Gnome por cima do MATE (que ainda está instalado, só parei de usar)… e eu cheguei a desinstalar o KDE no computador pra ver se o GS pegava, mas nada… as regras do firewall ainda estavam lá e batiam com as pedidas pelo GS. Bom, pelo menos o KDE funciona, então…

Não pode ter nenhum pacote do KDEConnect instalado para o GSConnect funcionar. Dá uma olhada nisso.

Pois é, mas eu desinstalei o kde connect pelo terminal (até pq a loja não funciona mesmo… rs). Aí realmente não sei se foi tudo, mas imagino que sim. Bom, tanto faz, reinstalei e funciona, o chato é ter mais um ícone atulhando a bandeja, ao invés de ser uma extensão do Gnome… paciência

Como o Jedi colocou os pacotes do kde devem ser desinstalados mas se você já checou tudo era para funcionar kkkk tirando o firewall e os possíveis conflitos não vejo motivos para não achar seu dispositivo na rede. Bom quando for realizar um setup limpo do sistema faça um novo teste, as vezes é algum resquício do kde connect que impediu essa conexão

Imagino que sim… alguma hora vou ter que anotar tudo o que instalei (e não foi pouca coisa, primeiro instalei o Ubuntu MATE 18.04, daí o Ubuntu Studio em cima dele, aí ele atualizou pro 20.04 e por fim instalei o Gnome) e fazer uma instalação limpa… hahahaha

1 curtida

estou com o mesmo problema, ja desinstalei até o firewall, mas nada. Alguém sabe mais alguma coisa que pode ser?

Valeu ! Salvou!

1 curtida

Falei cedo demais!

Ele acha no celular, mas nao acha no pc!
Clico em “Emparelhar” e fico carregando até dar erro.

Alguém tem alguma novidade?

EDIT----

Resolvi com isso:

1 curtida

Eu habilitei no firewall mas ainda não consigo usar. Estou usando openSUSE

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.