KDE Connect não funciona quando conectado a VPN

Configurei um servidor Pi-Hole na nuvem e estou conectando meus dispositivos a ele por meio de uma VPN Wireguard. Segui o procedimento deste vídeo, e tudo tem funcionado perfeitamente. O único problema é que quando estou com meu smartphone e/ou meu computador conectado à VPN, o KDE connect não funciona; no celular é mostrado que o computador não está disponível e vice-versa…

A intenção não é necessariamente utilizar o KDE Connect para estabelecer conexão com meu computador na minha casa, estando fora, ou algo do tipo. Apenas quero poder usar o KDE Connect para conectar o smartphone ao computador na rede local, como antes, e eu acho muito estranho que isso não seja mais possível (eles conseguem se comunicar via PING). Há alguma configuração que possa ou deva ser feita para permitir o KDE Connect voltar a funcionar e poder conectar meu smartphone ao computador novamente, mesmo enquanto estiver usando a VPN?

Para criar o servidor utilizei a imagem pré-configurada do Pi-Hole, disponível no Marketplace da Linode, a qual roda sobre o Ubuntu 20.04. No desktop estou usando o openSUSE Tumbleweed com KDE Plasma, e importei o arquivo de configuração da VPN nas configurações de rede do KDE. No smartphone Android estou utilizando o aplicativo Wireguard para conectar à VPN.

Consegui resolver esse problema da seguinte forma:

1. No aplicativo cliente do Wireguard, no Android editei as configurações da VPN, e marquei a opção “Excluir IPs privados”, e ele automaticamente preencheu o campo “IPs permitidos”, excluindo todos os IPs privados:

2. No computador, editei o arquivo de configuração da VPN em /etc/NetworkManager/system-connections/ e adicionei à linha AllowedIPs o endereço da minha rede local, com um ponto de exclamação na frente. Dessa forma o tráfego na rede interna passa fora do túnel da VPN, ficando assim:

AllowedIPs = 0.0.0.0/0; ::/0; !10.0.0.0/24;

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.