KDE Connect 2.0 usará protocolo de transferência mais seguro e estável

KDE Connect é um software de transferência de arquivos entre dispositivos semelhante ao Airdrop da Apple, que funciona em rede local e é compatível com Linux, Windows, macOS, Android, iOS, Plasma Mobile e SailfishOS.

Até o momento, o programa, que já tem 10 anos de idade, utiliza o protocolo de transferência UDP broadcasts, mas ele tem o problema de às vezes o dispositivo não ser encontrado na rede e sofre com instabilidades, por isso uma das metas para a versão 2.0 é aderir ao protocolo multicast DNS, que é mais moderno e seguro. Tanto o protocolo antigo, quanto o novo, permitem que o KDE Connect funcione localmente, sem o intermédio de um servidor na nuvem.

Para combater a obsolescência programada e atender até mesmo aparelhos Android antigos, o KDE Connect utiliza métodos de criptografía limitados, entretanto, essa prática chegou a um ponto insustentável, que compromete muito a segurança do programa para todos os dispositivos compatíveis, por isso, estão atualizando para tecnologias mais recentes já a partir do KDE Connect v1.22, o que se manterá nos próximos lançamentos. Dessa forma, o KDE Connect passa a exigir celulares Android 5 ou mais recentes.

Já que o aplicativo está sendo reformulado, os desenvolvedores estão aproveitando para adotar o visual Material 3 e rever a acessibilidade do UX/UI design.

Fonte

5 curtidas

Olá Ariel.

Quem bom saber dessas evoluções do KDE Connect.
Eu só não entendo por que as transferências são tão lentas entre meu notebook (LG A560-T, i7-3630qm, chipset Intel HM77, e um smartphone Nokia 2.3 com Android 12.

Mesmo com meu roteador Wi-Fi sendo WPA2 de 150 Mbps, 2.4 GHz (Multilaser RE47), a velocidade fica até pior que via Bluetooth, e mal passa dos 2,5 Mb/s.

Estou usando o Regata OS 23.1 atualizado até 8/2/24, e o app no Nokia também é o mais recente.

eu chutaria q esse é o problema, o processador dele provavelmente não consegue empurrar mais velocidade que isso.

Processador é normalmente o maior limitador de performance de rede.

Eu pessoalmente nunca usei pra transferir nada grande, mas acho q por padrão o kde connect já não é muito rapido

Eu uso o toffeshare quando quero compartilhar arquivos grandes, ele funciona p2p, praticamente igual um torrent, mas é limitado a velocidade da sua internet(upload) ent pode não ser tão bom

toffeshare? Agradeço pela dica, pois esse eu não conhecia.
Li em outro fórum, que via cabo também é lento, pq os fabricantes colocam USB 2.0, já que são pensados mais para o carregamento das baterias.

Mas aqui, meu melhor resultado é via USB mesmo. Consigo até uns 23 MB/s.