Não posso ajudá-lo “positivamente” – pois não uso o PIM – mas talvez possa ajudá-lo pelo lado contrário.
O pacote “kalendar” não aparece em nenhuma das 12 distros (com KDE) que instalei nos últimos 2½ anos – entre elas, o KDE Neon, que é uma distro abrigada e de certo modo patrocinada pela própria Fundação KDE e. V.
Em resumo, faz parte do PIM - Personal Information Manager – um projeto para comunicação interna em corporações. – Nada a ver com “usuário comum”.
Pesquise “PIM” – e todos os seus meandros. – Nisso não posso ajudar, pois o que faço desde 2016 é, apenas, remover / desabilitar o PIM.
Mas saber do que se trata, talvez lhe ajude. – Aqui, o que sei sobre o PIM – quando me dediquei a removê-lo. Isso já tem 6 anos, e deve estar muito superado, nos detalhes – mas o “lado negativo” sempre pode ser útil para você formar uma ideia do “lado positivo”.
Em suma, o PIM é uma suíte para atender as necessidades de uma corporação – comunicação entre funcionários e setores, agendamentos de todos os tipos, organização e funcionamento de grupos de trabalho etc.
Consegui entender o alcance desse tipo de coisa, no final da década de 1990, conversando com uma amiga que trabalhava no Serpro – uma enorme corporação estatal, que na época tinha “filiais” em todos os Estados, e em várias cidades de alguns Estados. – Ela falava em Lotus e outras “suítes” concorrentes, usadas na época. – O KDE “PIM” destina-se a atender a esse tipo de demanda.
Ativei o PIM “sem saber” – isso elevou o uso inicial de RAM do Kubuntu, de menos de 400 MiB, para mais de 800 MiB (até 2016, quando entendi e desativei).
Pelo que consegui entender, esse uso adicional de RAM permitiria que eu encontrasse – em qualquer lugar do sistema – qualquer Anexo do KMail, que eu tivesse salvado (inconscientemente) em qualquer pasta ou partição.
Eu poderia pesquisar, por exemplo, um “remetente” de email (via KMail), e encontrar qualquer Anexo mandado por ele, que eu tivesse salvado em qualquer “lugar” do meu sistema.
E assim por diante.
Ora, eu nunca usei KMail – nem KOrganizer etc. – e achei que não fazia sentido, iniciar o Kubuntu, já usando o dobro de RAM, só por ter o PIM habilitado.
A verdade é que eu não usava nenhum componente do PIM – mas ele estava ativado – só porque alguns anos antes eu tinha clicado em alguma daquelas coisas, “só para ver”.
Quando eu li sobre isso – e decidi desabilitar / remover o PIM – fiquei com alguma dúvida sobre o “calendário” do Relógio (Digital Clock).
Será que eu iria ficar sem ele???
Não. – O Relógio continua feliz, alegre e funcional. – Exibe os dias, os meses – e se eu quiser, também os Feriados (Brasil), as Fases da Lua, Equinócios e Solistícios (Verão, Inverno, Primavera, Outono).
O que não posso ter, é “onde salvei os Anexos do Fulano” – porque não uso KMail
Avisos de Aniversário do Fulano – porque não uso KOrganizer nem Kontact. – Uso Gmail… e aproveito para desabilitar esse negócio de Aniversários etc.
@Hornetman - Em resumo, não tenho a resposta exata que você queria – mas te ofereci um campo amplo para você pesquisar sobre o “PIM” – e ver se você realmente quer usá-lo.
Se quiser usá-lo, a essa altura você já tem elementos para pesquisar e aprender sobre ele.
Ou para eliminá-lo de sua vida e de suas preocupações – se perceber que seu computador não pertence a uma Corporação.c