Kalendar e Korganizer tendo problemas com o Akonadi server

Olá meus amados amigos, tudo bem? Venho por aqui pedir uma ajuda!
Estou com problema ao iniciar o app Kalendar (problema esse que persiste no app Korganizer) onde eu clico para abrir o software e não abre.
Então eu fui no terminal e tentei ativar o kalendar e dá essa entrada aqui:

Como poderia resolver?
Abraços e desde já agradeço.

1 curtida

Não posso ajudá-lo “positivamente” – pois não uso o PIM – mas talvez possa ajudá-lo pelo lado contrário.

O pacote “kalendar” não aparece em nenhuma das 12 distros (com KDE) que instalei nos últimos 2½ anos – entre elas, o KDE Neon, que é uma distro abrigada e de certo modo patrocinada pela própria Fundação KDE e. V.

Em resumo, faz parte do PIM - Personal Information Manager – um projeto para comunicação interna em corporações. – Nada a ver com “usuário comum”.

Pesquise “PIM” – e todos os seus meandros. – Nisso não posso ajudar, pois o que faço desde 2016 é, apenas, remover / desabilitar o PIM.

Mas saber do que se trata, talvez lhe ajude. – Aqui, o que sei sobre o PIM – quando me dediquei a removê-lo. Isso já tem 6 anos, e deve estar muito superado, nos detalhes – mas o “lado negativo” sempre pode ser útil para você formar uma ideia do “lado positivo”.

Em suma, o PIM é uma suíte para atender as necessidades de uma corporação – comunicação entre funcionários e setores, agendamentos de todos os tipos, organização e funcionamento de grupos de trabalho etc.

Consegui entender o alcance desse tipo de coisa, no final da década de 1990, conversando com uma amiga que trabalhava no Serpro – uma enorme corporação estatal, que na época tinha “filiais” em todos os Estados, e em várias cidades de alguns Estados. – Ela falava em Lotus e outras “suítes” concorrentes, usadas na época. – O KDE “PIM” destina-se a atender a esse tipo de demanda.

Ativei o PIM “sem saber” – isso elevou o uso inicial de RAM do Kubuntu, de menos de 400 MiB, para mais de 800 MiB (até 2016, quando entendi e desativei).

Pelo que consegui entender, esse uso adicional de RAM permitiria que eu encontrasse – em qualquer lugar do sistema – qualquer Anexo do KMail, que eu tivesse salvado (inconscientemente) em qualquer pasta ou partição.

Eu poderia pesquisar, por exemplo, um “remetente” de email (via KMail), e encontrar qualquer Anexo mandado por ele, que eu tivesse salvado em qualquer “lugar” do meu sistema.

E assim por diante.

Ora, eu nunca usei KMail – nem KOrganizer etc. – e achei que não fazia sentido, iniciar o Kubuntu, já usando o dobro de RAM, só por ter o PIM habilitado.

A verdade é que eu não usava nenhum componente do PIM – mas ele estava ativado – só porque alguns anos antes eu tinha clicado em alguma daquelas coisas, “só para ver”.

Quando eu li sobre isso – e decidi desabilitar / remover o PIM – fiquei com alguma dúvida sobre o “calendário” do Relógio (Digital Clock).

Será que eu iria ficar sem ele???

Não. – O Relógio continua feliz, alegre e funcional. – Exibe os dias, os meses – e se eu quiser, também os Feriados (Brasil), as Fases da Lua, Equinócios e Solistícios (Verão, Inverno, Primavera, Outono).

O que não posso ter, é “onde salvei os Anexos do Fulano” – porque não uso KMail

Avisos de Aniversário do Fulano – porque não uso KOrganizer nem Kontact. – Uso Gmail… e aproveito para desabilitar esse negócio de Aniversários etc.

@Hornetman - Em resumo, não tenho a resposta exata que você queria – mas te ofereci um campo amplo para você pesquisar sobre o “PIM” – e ver se você realmente quer usá-lo.

Se quiser usá-lo, a essa altura você já tem elementos para pesquisar e aprender sobre ele.

Ou para eliminá-lo de sua vida e de suas preocupações – se perceber que seu computador não pertence a uma Corporação.c

4 curtidas

Não consigo te ajudar com esse problema. Então vai aqui uma lista, caso você desista de usar o kalendar.

1 curtida

Tente deletar o arquivo mysql.conf referente ao Akonadi.

rm -f ~/.local/share/akonadi/mysql.conf

Ou talvez criar o arquivo de log, como relatado neste “bug”.

> ~/.local/share/akonadi/db_data/ib_logfile0
1 curtida

Olá @Hornetman, tudo bem contigo?

Você estava testando algo quando esse problema começou? No terminal está aparecendo uma mensagem informando que o modo de debug está ativo e teoricamente isso não deveria ocorrer sem a intervenção do usuário.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Acabei descobrindo que era um bug na att do manjaro, vou mandar a resolução aqui.

Simplesmente abri o terminal limpei a pasta do akonadi:

akonadictl stop
rm -rf ~/.local/share/akonadi
akonadictl start

E voilá!

1 curtida

Obrigado pela dica, vou pesquisar sobre isso, não tinha o conhecimento sobre PIM até o momento.

1 curtida

Vejo que você já resolveu seu problema mais imediato e o tópico já está “Fechado / Resolvido”, por isso não cabe estendê-lo.

Apenas para sua futura pesquisa sobre o assunto:

Estes são alguns dos serviços Akonadi que meu Debian habilitava automaticamente:

Eles viabilizam a integração dos aplicativos do PIM.

Por exemplo, você examina a legislação portuária, os formulários de importação etc., encontra alguma coisa que deve ser considerada ao implantar um novo sistema informatizado, copia para o KNotes ou para o KWrite, então o Kontact lhe permite mandar aquela informação pelo KMail para os demais integrantes do grupo de trabalho, sejam eles do Serpro, da Receita Federal, do governo de SP ou das empresas (privadas) que atuam no Porto de Santos, e pelo KOrganizer / Kalendar já pode propor o agendamento da próxima reunião.

Acho que essa suíte é importante para muitos clientes corporativos da Fundação KDE e.V. – e portanto, para o suporte financeiro do Plasma KDE. – Eu não uso, mas sei que muitos usuários comuns usam e gostam desse conjunto de facilidades.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.