Joystick Flydigi Vader 2

Olá pessoal, estou iniciando a migração para o Linux, exitei por bastante tempo como muitas pessoas por causa de jogos, mas decidi migrar principalmente por causa do Windows 11 e suas limitações forçadas.
Vamos ao meu problema, tenho um Joystick Flydigi Vader 2 que funciona apenas por cabo e ele tem vários modos podendo funcionar com Android, Nintendo Switch e PC, ao conectar ele no PC ele inicialmente se conecta como Android e não funciona, no Windows você usa um app da Flydigi para setar ele como PC porém esse app não está disponível para Linux, então ele conecta no modo Android e não funciona de maneira nenhuma, tentei instalar o app da Flydigi pelo Bottles porém o app não inicia, alguém consegue me ajudar?
Até vi um post no Reddit em inglês do pessoal discutindo sobre isso mas sobre outros modelos de Joystick da Flydigi mas como não manjo de Linux me parecia Alto Valiriano.

1 curtida

Esse joystick funciona em android? Se funcionar, vai funcionar em distros linux, já que o android usa uma versão mais antiga do kernel comparado à distros.
Se vc usa kde plasma, vc pode verificar na sessão controle / joystick nas configurações do plasma. Agora se for usar para emuladores e tal, vc tem que setar manualmente, isso em todos os joysticks são assim.

1 curtida

Pelo que vi online esse modelo tem support para bluetooth e dongle 2.4, quando vc diz ele so funciona via cabo é por algum defeito ou ele veio assim de fabrica?
conecta ele ai no pc e roda esse comando no terminal
udevadm info --query=all --name=/dev/input/js0
e mostra o resultado.

1 curtida

O problema é que o joystick não responde nenhum comando quando está setado para funcionar no modo Android, aí não tem nem como setar manualmente, teria que alterar ele para o modo PC para ele ser reconhecido como controle de Xbox

Ele veio de fábrica, é um Vader 2 padrão, o cabo é soldado no joystick, não tem opção sem fio pra ele

Assim que chegar do trampo eu faço isso aí

Rodei o comando

P: /devices/pci0000:00/0000:00:14.0/usb1/1-1/1-1:1.0/0003:04B4:2412.0001/input/input3/js0
N: input/js0
L: 0
S: input/by-path/pci-0000:00:14.0-usb-0:1:1.0-joystick
S: input/by-id/usb-Flydigi_Flydigi_2.4G_Android_Flydigi_2.4G_x360-joystick
E: DEVPATH=/devices/pci0000:00/0000:00:14.0/usb1/1-1/1-1:1.0/0003:04B4:2412.0001/input/input3/js0
E: DEVNAME=/dev/input/js0
E: MAJOR=13
E: MINOR=0
E: SUBSYSTEM=input
E: USEC_INITIALIZED=7807268
E: ID_INPUT=1
E: ID_INPUT_JOYSTICK=1
E: ID_VENDOR=Flydigi
E: ID_VENDOR_ENC=Flydigi
E: ID_VENDOR_ID=04b4
E: ID_MODEL=Flydigi_2.4G_Android
E: ID_MODEL_ENC=Flydigi\x202.4G\x20Android
E: ID_MODEL_ID=2412
E: ID_REVISION=0500
E: ID_SERIAL=Flydigi_Flydigi_2.4G_Android_Flydigi_2.4G_x360
E: ID_SERIAL_SHORT=Flydigi_2.4G_x360
E: ID_TYPE=hid
E: ID_BUS=usb
E: ID_USB_INTERFACES=:030000:030102:
E: ID_USB_INTERFACE_NUM=00
E: ID_USB_DRIVER=usbhid
E: ID_PATH=pci-0000:00:14.0-usb-0:1:1.0
E: ID_PATH_TAG=pci-0000_00_14_0-usb-0_1_1_0
E: ID_FOR_SEAT=input-pci-0000_00_14_0-usb-0_1_1_0
E: DEVLINKS=/dev/input/by-path/pci-0000:00:14.0-usb-0:1:1.0-joystick /dev/input/by-id/usb-Flydigi_Flydigi_2.4G_Android_Flydigi_2.4G_x360-joystick
E: TAGS=:seat:uaccess:
E: CURRENT_TAGS=:seat:uaccess:

Foto mostrando o controle via cabo

Captura mostrando o jstest-gtk

Encontrei esse projeto no Github mas não sei como usa

Galera, resolveu aqui, cheguei agora do trampo e reiniciei a máquina, desconectei e reconectei o joystick e o jstest-gtk passou a reconhecer o controle, só não está funcionando o rumble, mas é algo menor, fica a dica para quem tem controle igual e não reconhecer de primeira, ser noob é complicado kkkkkkkkkk

Dependendo da porta usb que esteja conectado, pode dar algum problema, aqui eu tenho que usar o firmware parta usb 3.0 para ficar legal, no caso o controlador é o renesas, verifique se esse pode ser o caso, caso contrário, toda vez quie vc for usar, terá que plugar o joystick no usb antes de usar.

2 curtidas

Acredito que esse será o caso mesmo

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.