Jogos Steam com mau funcionamento [Manjaro]

Bom dia, pessoal!
Bom, desde quinta estou enfrentando problemas no Manjaro. Fiz a última atualização (2023-06-04) na quinta, e a noite fui tentar rodar jogos na Steam e nada.
Coloquei meu problema no fórum do Manjaro (link para quem quiser ver a história completa: Steam games won't lauch (Problem with Mutter) - Gaming - Manjaro Linux Forum ) e ainda não consegui resolver.

Como está atualmente: jogos nativos (exceto Dirt 3) estão rodando normalmente até então. Via proton, o Euro Truck 2 está funcionando, mas o American Truck não. Nativamente, o ETS estava com a tela “cortada” e fora do lugar.
Desse jeito:
image

O American Truck abre sem vídeo, só som. Aparece meu papel de parede sem a barra superior do Gnome e só. Testando, o GTA5 ficou assim, mas após minimizar, mudar a prioridade do processo para alto e maximizar, voltou ao normal.
Print de como fica o ATS:
image

O problema inicialmente parecia a falta do mesa-utils ou de algo relacionado ao gamemode. Tudo devidamente instalado aqui.
Pesquisando, vi um usuário de Ubuntu com um problema parecido, onde a causa seria a falta de componente 32bit do glxinfo. Logo, instalei o pacote lib32-mesa-utils e depois disso que o Euro Truck voltou a funcionar, entretanto, o American Truck nada.

Rodei steam-runtime no terminal e salvei as logs. Fiz duas vezes, uma abrindo o ATS e outra o ETS. Seguem as logs:

ATS: The easiest way to host your text

ETS: The easiest way to host your text

(tive q postar externamente, código ficou grande)

O estranho é que em ambos os casos tem uma linha fazendo referência a um executável do ATS. Muuuuito estranho, e não sei o que significa.
A linha é essa:

Game process removed: AppID 270880 "/home/dwightspenguin/.local/share/Steam/ubuntu12_32/reaper SteamLaunch AppId=270880 -- /home/dwightspenguin/.local/share/Steam/ubuntu12_32/steam-launch-wrapper -- '/home/dwightspenguin/.local/share/Steam/steamapps/common/SteamLinuxRuntime_sniper'/_v2-entry-point --verb=waitforexitandrun -- '/home/dwightspenguin/.local/share/Steam/steamapps/common/Proton 8.0'/proton waitforexitandrun  '/mnt/0730390f-64f7-4722-8644-0b147af0a682/SteamLibrary/steamapps/common/American Truck Simulator/bin/win_x64/amtrucks.exe'", ProcID 7206

Eu to desesperado porque tudo que queria era jogar meu joguinhos nas minhas folgas em paz kkkkkkk cogitei formatar hoje e ir pro Pop_OS, mas to usando Manjaro tem mais de um ano, nunca tive problemas do tipo, gosto do sistema. Se eu não conseguir resolver, mês que vem vou mudar de distro…

Meu sistema:

System:
  Kernel: 5.15.114-2-MANJARO arch: x86_64 bits: 64 Desktop: GNOME v: 44.1
    Distro: Manjaro Linux
Machine:
  Type: Desktop Mobo: ASUSTeK model: PRIME B450M-GAMING/BR v: Rev X.0x
    serial: <superuser required> UEFI-[Legacy]: American Megatrends v: 2202
    date: 07/14/2020
CPU:
  Info: 6-core model: AMD Ryzen 5 1600 bits: 64 type: MT MCP cache: L2: 3 MiB
  Speed (MHz): avg: 1593 min/max: 1550/3200 cores: 1: 2164 2: 1325 3: 1352
    4: 1381 5: 2392 6: 1430 7: 1715 8: 1330 9: 1373 10: 1477 11: 1772 12: 1408
Graphics:
  Device-1: NVIDIA GP107 [GeForce GTX 1050 Ti] driver: nvidia v: 530.41.03
  Display: x11 server: X.org v: 1.21.1.8 with: Xwayland v: 23.1.1 driver: X:
    loaded: nvidia gpu: nvidia resolution: 2560x1080
  API: OpenGL v: 4.6.0 NVIDIA 530.41.03 renderer: NVIDIA GeForce GTX 1050
    Ti/PCIe/SSE2
Audio:
  Device-1: NVIDIA GP107GL High Definition Audio driver: snd_hda_intel
  Device-2: AMD Family 17h HD Audio driver: snd_hda_intel
  Device-3: Generalplus Usb Audio Device
    driver: hid-generic,snd-usb-audio,usbhid type: USB
  API: ALSA v: k5.15.114-2-MANJARO status: kernel-api
  Server-1: PipeWire v: 0.3.70 status: active
Network:
  Device-1: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet
    driver: r8169
  IF: enp7s0 state: up speed: 1000 Mbps duplex: full mac: <filter>
Drives:
  Local Storage: total: 1.58 TiB used: 891.81 GiB (55.0%)
  ID-1: /dev/sda vendor: Western Digital model: WD10EZEX-08WN4A0
    size: 931.51 GiB
  ID-2: /dev/sdb vendor: Western Digital model: WDS500G2B0A-00SM50
    size: 465.76 GiB
  ID-3: /dev/sdc vendor: Western Digital model: WDS240G2G0B-00EPW0
    size: 223.57 GiB
Partition:
  ID-1: / size: 448.72 GiB used: 141.41 GiB (31.5%) fs: ext4 dev: /dev/sdb1
Swap:
  ID-1: swap-1 type: partition size: 8.8 GiB used: 17.8 MiB (0.2%)
    dev: /dev/sdb2
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 42.6 C mobo: N/A gpu: nvidia temp: 38 C
  Fan Speeds (RPM): N/A gpu: nvidia fan: 31%
Info:
  Processes: 359 Uptime: 2h 16m Memory: available: 15.55 GiB
  used: 4.08 GiB (26.2%) Shell: Zsh inxi: 3.3.27

Se precisar de mais informação, mando aqui!

EDIT: Testei Battefield 4 rodando via EA App (Lutris) e Wine, e rodou liso aqui

Você se recorda se houve alguma atualização recente do driver da Nvidia aí no Manjaro? Já tive esse problema, mas usava a Steam Flatpak.

O que ocorreu foi o seguinte: sistemas como o Manjaro podem puxar versões muito recentes do driver da Nvidia. Houve um delay até as runtimes correspondentes chegarem ao Flatpak. Consequentemente, precisei aguardar uns dois dias sem poder jogar. Só ocorreu uma vez, contudo.

Quanto à versão dos repositórios, não sei dizer se poderia ocorrer problema semelhante. Mas uma coisa é certa: se houve atualização dos drivers da Nvidia, é bem possível que tenha provocado esse problema. Eu recomendaria acessar o menu de drivers do sistema e testar outra versão do driver proprietário.

Por sinal, os jogos estão instalados no mesmo disco do sistema ou em outro disco? Se estiverem em outro disco, esse disco está formatado em algum particionamento nativo do Linux ou NTFS?

Tenta atualizar novamente. As vezes entrou um bug na atualização e alguns dias depois descobrem e voltam a versão do pacote defeituoso.

O Dirt 3 Complete edition aqui não inicia com Proton 8, talvez precise de algum parametro, porém com ProtonGE funciona na hora:

Aqui rodei em AMD GPU (video integrado) mas talvez ajude aí no seu caso, ProtonGE as vezes me salva aqui quando corrige um bug ou já vem com algum “tweak” que ainda não chegou no Proton da Valve…

Sim, na última atualização houve update em kernel e driver.

Estão em outro disco, mas ele está em ext4, nada de NFTS.

Saiu alguns updates para mesa e afins esse final de semana… as vezes resolve. Vou testar mais tarde.

Pode ser, hein!
tava tentando com Proton 8 também. Eu perdi os meus arquivos de ProtonGE pq resetei a Steam rsrsrs… mas vou baixar de novo e tentar. Qual a versão do ProtonGE vc está usando?

a ultima disponível…

Tentei aqui e nada… Acho q é um problema do manjaro mesmo

Pessoal, boa tarde!
Ainda tô sem solução… ATS continua sem funcionar. Abre o jogo, só tem som mas nada de vídeo. Dirt 3 não funciona nem como ProtonGE. Outros jogos normais.

Até duas semanas trás tudo funcionava…

Pesquisando achei um report falando que é problema relacionado a Nvidia(Dirt 3 (321040) · Issue #773 · ValveSoftware/Proton · GitHub) falaram que tem uma gambiarra que pode corrigir ou usar outra versão do Proton 3.7-6. Veja se resolve.

1 curtida

Obrigado, @fastos2016 !

Pessoal, tenho novidades!
Tentei capturar a tela do ATS (American Truck Simulator) via OBS e deu certo, mostrou o jogo via preview.
Olha só: Steam games (some of them) not working right on Manjaro - YouTube

Muito doido! Eu tenho que alternar entre janelas pra isso funcionar, mas mesmo assim, funcionou!

E mais!
Eu tentei reiniciar o Gnome com o jogo aberto (alt-f2 e inserindo “r”) e o jogo apareceu!
Funcionou de boa!

Eu to achando que é problema no Xorg ou Mutter. Talvez no Gnome, mas a interface em si não parece ser um problema!
To mais feliz que pelo menos não tô 100% a deriva (rsrsrs), mas preciso de uma luz!
Alguém consegue me ajudar a por onde começar?

Acho que tem mais pessoas com este bug, qual versão do mutter está usando?
reports que encontrei:
https://bugzilla.redhat.com/show_bug.cgi?id=2178167

mas em tudo que é lugar tem alguém que já resolveu outros não…

To usando a 44.1+r2+g82bd40dcbc-1 para ser exato kkkkkkk
Pelo jeito, é o mesmo problema.
Dei uma lida nos links e não achei solução. Tem alguma que eu possa fazer?

Olá, pessoal.

Atualizando aqui. No último dia 10/07/2023, o Manjaro teve atualização na branch “Stable”, em que o mutter foi para a versão 44.3-1, e depois disso o problema desapareceu.
Como imaginei, e meus colegas aqui na thread me ajudaram, provavelmente era um problema no mutter.

Obrigado, pessoal!

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.