Jogos para um CLT - Crysis

:video_game: Plataforma: Steam
:hourglass_not_done: Duração: 12 hours
:100: Nota: :star::star::star:(3/5)

Estreia revolucionária em FPS

O primeiro jogo da franquia Crysis, desenvolvido pela Crytek, tornou-se instantaneamente famoso por seus gráficos inovadores e design ambicioso. Ambientado em uma ilha tropical exuberante, o protagonista é Nomad, um agente da Força Delta dos EUA, encarregado de resgatar reféns e investigar atividades alienígenas. O que torna a experiência verdadeiramente única é o Nanosuit, um exoesqueleto de alta tecnologia que concede habilidades como força, velocidade, armadura e até mesmo camuflagem aprimoradas.

Liberdade tática de jogo

Isso permite uma variedade de abordagens: você pode entrar atirando, passar furtivamente pelos inimigos sem ser visto ou usar objetos do cenário como armas, proporcionando uma liberdade tática sem precedentes para a época. O design de níveis aberto incentiva a experimentação e recompensa a criatividade. O combate é dinâmico porque os inimigos reagem de forma inteligente, a cobertura é realista e o ambiente é altamente interativo, permitindo estruturas destrutíveis e cobertura natural. Isso era impressionante na época, embora ainda hoje poucos jogos tentem implementar interações tão profundas e inteligentes com os inimigos, então posso afirmar com segurança que este título não se resume apenas à aparência.

Gráficos e História

Mas além da jogabilidade, ele impressionava com seus gráficos, com folhagem detalhada, iluminação realista e efeitos de água incomparáveis ​​em 2007, o que lhe rendeu a reputação de referência para hardware de PC. A história, que envolve uma mistura de soldados norte-coreanos e invasores extraterrestres, é funcional, mas serve principalmente como pano de fundo para a ação, em vez de uma narrativa profundamente emocional. E eu gostaria que pelo menos os personagens com os quais você interage fossem capazes de sustentar a trama, mas poucos deles são carismáticos o suficiente.

Ritmo e Desempenho

Particularmente, gosto muito dos protagonistas das sequências da série, muito mais do que do primeiro jogo, como Psycho e Prophet. Apesar disso, o ritmo mantém o jogador envolvido desde as emboscadas na selva densa até os confrontos em larga escala com forças alienígenas. Em termos de desempenho, este jogo era notoriamente exigente, a ponto de a frase “Será que roda Crysis?” ter se tornado um meme. No entanto, para aqueles com PCs de ponta, o jogo oferecia uma experiência incrivelmente imersiva que combinava beleza, desafio e inovação. Contudo, com a evolução da tecnologia, ficou claro que o verdadeiro problema em rodar este título era a sua má otimização, que levava a um uso excessivo de recursos em processadores multi-core da época.

Um Marco Duradouro dos Jogos para PC

Em retrospectiva, este videogame permanece um marco nos jogos para PC, tanto como uma demonstração de conquista tecnológica quanto como um jogo de tiro flexível e emocionante que recompensa a criatividade e o pensamento tático. Eu recomendaria jogar a expansão Warhead em vez deste jogo, pois é uma experiência muito melhor na minha opinião, e eu só aconselharia jogar o primeiro jogo se você for fã de jogos de tiro em geral e quiser vivenciar os marcos do passado dos jogos de tiro em primeira pessoa para PC.

3 curtidas