Jogos no Linux em uma maquina simples !? Da Certo?

Saudações amigos tudo bem? eu tenho um pc com um hardware que eu consideraria simples…

Dell Vostro 14
Intel i3 6100u
4 GB DDR4 2133 Mhz
120 GB SSD + 320 GB HD

Faço Dual Boot nele (Meu OS Principal o Suse Tumbleweed e Win 10 Pro)

O 10 eu uso mesmo só pra jogos,pro resto o Linux é minha casa…

Eu tenho Steam no Linux tambem e apesar de perceber que o steamplay funciona bem,ele causa um overhead até esperado na emulação que inviabiliza rodar muita coisa,exemplo
New Vegas Windows: High 720p 45-50 fps
Linux: Low 720p 20-30 fps

e a mesma queda se repete na maioria dos jogos entre eles Skyrim,TF2 etc…

a questão é,uma maquina dessa no Linux,pode rodar algumas coisas bacanas ou nesse caso eu estou preso ao Windows msm até arrumar um hardware melhor?

Sendo esse o caso,o que acham que rodaria nesse pc de forma satisfatória do lado do pinguim? por enquanto só tive sorte com alguns emuladores e tal

1 Like

Rapaz o wine ta ai pra isso, rodar programas “.exe” no linux, só caçar na net como instalar, o programa lutris (central de jogos) tbm ajuda nisso

0 Likes

Taí cara uma boa questão, quando eu utilizava o windows 10 não tinha problemas com jogos, rodava jogos até que “medianos” como Far Cry 3 no médio. Quando eu migrei para o Linux, já sabia de algumas limitações em relação a jogos, mas quando vi projetos como Vulkan, Proton e Wine fiquei bastante animado. Mas tive uma decepção ao testar alguns jogos (que pelas as especificações minha máquina suporta) via Steam no Linux, porque pelo o que percebi o problema é que a minha placa mãe não é utilizada da forma “certa”, mesmo sendo uma placa integrada da Intel.

Enfim, pelo o que eu pesquisei e entendi, para rodar jogos no Linux você tem que ter um bom hardware e além disso suporte para tecnologias como o Vulkan. Sem isso fica inviável jogar sem lag no pinguim.

Espero ter ajudado!

0 Likes

Cara, que eu lembre a 6 geração da Intel tem suporte a vulkan, instala os pacotes do vulkan (tem tutorial no próprio blog do Diolinux) e depois instala também o vk9d que dá suporte a DirectX 9, rodar esses jogos com DX 9 deve ter um desempenho melhor

0 Likes