Jogos nativos da Steam com problema de inicialização

Olá pessoal, gostaria de saber se mais alguém está passando pelo seguinte problema:

Ao instalar um jogo nativo do Linux, CS2 mais especificamente, ocorre um erro quando o jogo vai abrir, ele congela na logo da Valve do inicio e começa a “piscar” freneticamente, impedindo que o jogo abra.

Presenciei isso primeiro no Fedora 39, e suspeitando que ele seria o culpado (coitado) mudei para o Pop OS 22.04. No fim das contas o problema continuou exatamente o mesmo. Uso uma GPU Nvidia GTX 1050 3Gb, e em ambas as distros eu tinha os drivers apropriados, apenas no Fedora que tive um pouco mais de dificuldade para faze-los funcionar.

Ao testar ETS2, deu um bug no tamanho da tela e o jogo não iniciava em tela cheia, apesar de iniciar e também não respeitava a opção da tela cheia. Mas os problemas somem quando ativo o Proton… Mesmo que sejam jogos nativos. O que pode ser? Mais alguém presenciou isso recentemente?

Obs. Jogos da Epic (Heroic) funcionam normalmente.

Instalo vulkan?

Aconteceu algo semelhante comigo quando eu trocava de tela no CS2, principalmente quando a janela do jogo perdia o foco.

Nunca resolvi 100%, mas geralmente colocar a flag --fullscreen (acho que é isso) nas configurações de inicialização resolver meio que paliativamente o problema.

sim, ja possuo ele instalado

Tentei fazer o mesmo, mas sem resolução, mesmo com o comando o jogo não inicia em fullscreen, no caso do ETS2. Pq o CS2 até inicia, mas fica piscando na tela de loading…

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.