Jogos não abrem na Steam - não consigo usar o OpenGL

Olá! Espero que estejam todos bem! Adotei o Linux — ZOrin OS — há cerca de uma semana, e só fui encontrar meu primeiro obstáculo sério agora.

É o seguinte: Diversos jogos simplesmente não abrem na Steam. Peço pra iniciar, ele “pensa” um pouquinho e logo o botão verde de “JOGAR” volta a aparecer, sem nenhuma mensagem de erro.

Meu PC é defasado, admito; a CPU é uma “Intel® Core™ i3-2130 × 4” e a GPU é uma “GeForce GTX 550 Ti”. Mas eu conseguia me divertir bastante, já que me interesso principalmente por jogos 2D. Mas estou com essa dificuldade por aqui.

Pelas pesquisas que eu fiz, sei que minha placa não suporta Vulkan. A solução mais comum que eu encontrei foi usar o comando “PROTON_USE_WINED3D=1 %command%” nos parâmetros de inicialização, o que forçaria o Proton a renderizar utilizando o Open GL. Mas essa solução não funcionou com nenhuma as versões do Proton que testei (acho que foram todas).

Dei mais uma boa fuçada pela net (e aqui no Fórum, porque não queria abrir tópico repetido logo de começo) ­e não encontrei nada que resolvesse o meu problema — a não ser a sugestão de manter o PC em dual boot com Windows, o que eu não gostaria de fazer. Venho então, pedir a ajuda de vocês com a questão, já agradecendo de antemão a atenção. Obrigado!

Você tem duas escolhas:
1- instalar o driver Nouveau e ter ciência que muitos jogos não vão funcionar, mas o sistema vai se comportar estável
2- Instalar a versão 370 e ter ciência que o sistema ficará instável e os jogos vão rodar fluidos, mas podem travar devido à instabilidade do sistema.

1 curtida

Obrigado pela resposta. O driver 370 a que vc se refere é o da própria Nvidia, certo? Esse eu ainda não tentei… cheguei a tentar o 390, mas sem muito sucesso. Bora vasculhar a internet!

Quanto ao Nouveau, eu estava sob a impressão de que já estava instalado. Vou me informar sobre, obrigado pela dica!

EDIT: Começo a desconfiar que a solução MESMO vai ser comprar uma placa mais recente… :smiling_face_with_tear:

EDIT 2: Sim, o driver sendo usado atualmente é o Nouveau.

Fala @thom_rocks , bem vindo ao Diolinux Plus!

Eu entendo sua dor, essa GTX 550 Ti é uma guerreira, mas ela tem uma limitação física no Linux: Ela não suporta Vulkan.

O problema de ‘clicar em Jogar e fechar sozinho’ acontece porque o Proton padrão da Steam tenta rodar tudo via DXVK (que exige Vulkan). Como sua placa não tem, o jogo crasha na largada.

Não precisa trocar de driver (o Nvidia 390 proprietário é o correto e o melhor para ela, esqueça o Nouveau e o 370). O segredo está na configuração da Steam:

Você precisa forçar o jogo a rodar via OpenGL usando uma versão antiga do Proton, pois as novas abandonaram o suporte a esse modo legado.

O Passo a Passo da Sobrevivência (Fermi):

1. Escolha o Proton Certo:

• Clique com botão direito no jogo > Propriedades > Compatibilidade.

• Marque a caixa para forçar o uso de ferramenta.

• Selecione Proton 5.0-10 ou Proton 4.11.

• Por que? Essas versões antigas aceitam melhor a tradução para OpenGL. As versões 7/8/9/Experimental vão falhar na sua placa.

2. O Comando Mágico (WineD3D):

• Vá na aba Geral (nas propriedades do jogo).

• Em Opções de Inicialização, coloque exatamente isso: PROTON_USE_WINED3D=1 %command%

• O que isso faz: Obriga o Proton a traduzir o DirectX do jogo para OpenGL (que sua placa suporta), ignorando o Vulkan.

Resumo: Mantenha o driver 390 (que já deve estar instalado), baixe o Proton 5.0 na Steam e use o comando acima. Jogos leves e 2D vão rodar, mas não espere milagres em jogos 3D pesados!

1 curtida

Muito obrigado pela resposta! Eu vou tentar novamente usar o comando “PROTON_USE_WINED3D=1 %command%” com o Proton 5.0-10. Acho que esse é um dos únicos que eu não testei ainda (ênfase no “acho”, porque estou há um bom tempo trocando de versão pra versão).

Acho que vale a pena eu mencionar os jogos que tentei jogar até agora. “Cult of the Lamb”, “Cuphead”, “Bloodstained: Curse of the Moon 2” e “Gato Roboto” nem abrem. “Ape Out” rodou em mais ou menso 1fps (tadinho) direto; não testei no Open GL. E “Bendy and the Ink Machine” (acho que o mais pesado da leva) rodou beeem mais ou menos.

O único jogo que, até agora, rodou liso, foi Stardew Valley (mas, nesse, tô apanhando pra instalar os mods… mas isso são outros quinhentos).

Enfim, vou lá testar e volto aqui pra dizer se funcionou ou não. Novamente, muito obrigado!

EDIT: ainda não consegui instalar o driver 390 da Nvidia, mas tô tentando. Seguimos na luta!

@thom_rocks

Não desista da guerreira 550 Ti! O problema de instalar o driver 390 via interface gráfica é que, se der erro na compilação (o que é comum em Kernels novos), a janela só fecha e não te diz o porquê.

Vamos fazer pelo Terminal, porque assim a gente vê o erro e força a instalação. Siga essa receita de bolo:

Passo 1: Preparar o terreno (Essencial)

O driver da Nvidia precisa compilar um módulo específico para o seu Kernel. Sem isso, a instalação falha. Abra o terminal e rode:

sudo apt update
sudo apt install dkms build-essential linux-headers-$(uname -r)

Passo 2: A instalação via Terminal

Agora vamos puxar o driver direto do repositório proprietário.

sudo apt install nvidia-driver-390
  • Atenção durante a instalação: Se aparecer uma tela azul perguntando sobre Secure Boot (UEFI), você tem duas opções:

1. Desativar o Secure Boot na BIOS (Mais fácil, evita dor de cabeça).

2. Ou configurar uma senha ali na tela (MOK Key), que você vai ter que digitar quando reiniciar o PC. Minha recomendação: Se puder, desligue o Secure Boot na BIOS para garantir que o driver carregue sem burocracia.

Passo 3: Verificar se funcionou Depois de instalar, Reinicie o PC. Ao voltar, abra o terminal e digite:

nvidia-smi

Se aparecer uma tabela com o nome “GeForce GTX 550 Ti” e a versão do driver “390.xx”, Sucesso! O driver está ativo.

Plano B (Se o passo 2 disser que o pacote não existe): Se o Zorin não achar o driver (acontece em versões muito novas), adicione o repositório oficial de drivers gráficos:

Bash

sudo add-apt-repository ppa:graphics-drivers/ppa
sudo apt update

Depois de instalado, aí sim você aplica aquele comando do Proton (PROTON_USE_WINED3D=1) na Steam. Sem o driver proprietário instalado, nem o comando do Proton funciona direito!

1 curtida

Depois de muito tempo, o relatório: não deu certo!

O plano A parou no plano A; realmente, ele acusou que o pacote não existia. Parti para o plano B; bem na hora em que ele estava instalando o drive, o Timeshift resolveu iniciar um backup e ocupou todo o espaço do drive. Componentes não foram instalados, e foi tudo pras cucuias depois disso; o computador nem dava mais imagens. Tive que instalar o Zorin tudo de novo.

Sistema instalado do zero, vamos para o plano B novamente. Deu tudo certo, a não ser por uma mensagem de erro (que estava na minha área de transferência e acabei de perder copiando outra coisa, burrão.). O resultado: o PC parou de enxergar meu monitor principal, dando imagem só no meu velho Samsung de entrada VGA. Aí eu nem tentei reinstalar a Steam e apaguei o driver (recebendo a mesma mensagem de erro no processo).

Agradeço muito a ajuda. Vou tentar refazer os passos novamente e ver se dá certo dessa vez. Não quero desistir!

EDIT: A mensagem completa de erro é a seguinte:

dpkg: erro ao processar o pacote nvidia-driver-390 (–configure):
problemas de dependência - deixando desconfigurado
A processar ‘triggers’ para initramfs-tools (0.142ubuntu25.5) …
update-initramfs: Generating /boot/initrd.img-6.14.0-37-generic
Erros foram encontrados durante o processamento de:
nvidia-dkms-390
nvidia-driver-390
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

EDIT 2: Dei uma pesquisada e, de acordo com o que encontrei, o kernel do Zorin 18 não é compatível com o driver 390 da Nvidia… por isso o erro de DPKG (seja lá o que isso for). Parece que tem algumas versões atualizadas pela comunidade para contornar esse problema. Bora procurar! :grin:

@thom_rocks você matou a charada!

O problema é exatamente esse: o driver 390 original ‘morreu’ antes do Kernel 6.x nascer, então o código dele não compila mais nos sistemas modernos.

Mas a comunidade mantém esse driver vivo através de patches. Você precisa instalar o driver de um PPA específico (Kelebek333) que já vem com as correções para o Kernel novo.

Siga esse roteiro para limpar a bagunça e instalar o certo:

1. Faxina (Remover a instalação quebrada)

Primeiro, vamos limpar os pacotes que ficaram travados no meio do caminho (o erro do dpkg):

sudo apt purge *nvidia*
sudo apt autoremove
sudo apt clean

2. O “Pulo do Gato” (Adicionar o PPA Patcheado) Agora vamos adicionar o repositório que contém o driver 390 modificado para rodar no seu Kernel:

sudo add-apt-repository ppa:kelebek333/nvidia-legacy
sudo apt update

3. Instalar a versão correta Agora sim, instale o driver vindo desse novo local:

Durante a instalação, fique de olho no terminal. Se ele compilar os módulos (Building modules…) sem dar erro de ‘Error! Bad return status’, a vitória é nossa.

4. Reinicie e Teste
Reinicie o PC. Se der vídeo, rode o nvidia-smi no terminal.
Se aparecer a tabela da placa, o driver está vivo!

Aí sim você volta para a batalha da Steam com o comando do OpenGL (PROTON_USE_WINED3D=1), porque agora o sistema vai ter as bibliotecas certas para traduzir.