Olá! Espero que estejam todos bem! Adotei o Linux — ZOrin OS — há cerca de uma semana, e só fui encontrar meu primeiro obstáculo sério agora.
É o seguinte: Diversos jogos simplesmente não abrem na Steam. Peço pra iniciar, ele “pensa” um pouquinho e logo o botão verde de “JOGAR” volta a aparecer, sem nenhuma mensagem de erro.
Meu PC é defasado, admito; a CPU é uma “Intel® Core™ i3-2130 × 4” e a GPU é uma “GeForce GTX 550 Ti”. Mas eu conseguia me divertir bastante, já que me interesso principalmente por jogos 2D. Mas estou com essa dificuldade por aqui.
Pelas pesquisas que eu fiz, sei que minha placa não suporta Vulkan. A solução mais comum que eu encontrei foi usar o comando “PROTON_USE_WINED3D=1 %command%” nos parâmetros de inicialização, o que forçaria o Proton a renderizar utilizando o Open GL. Mas essa solução não funcionou com nenhuma as versões do Proton que testei (acho que foram todas).
Dei mais uma boa fuçada pela net (e aqui no Fórum, porque não queria abrir tópico repetido logo de começo) e não encontrei nada que resolvesse o meu problema — a não ser a sugestão de manter o PC em dual boot com Windows, o que eu não gostaria de fazer. Venho então, pedir a ajuda de vocês com a questão, já agradecendo de antemão a atenção. Obrigado!