Jogos da Steam não abrem no linux

Boa noite.

Bom, baixei o Ubuntu no meu PC novamente recentemente, e descobri que a Steam tinha uma versão oficial para Linux, Baixei, e fui jogar alguns jogos, Garry’s Mod (jogasso, feito na mesma engine de HL2 e Portal) rodou normalmente, e até tive mais FPS do que no W10. Fui baixar Muck, o jogo não abriu, quer dizer, ele abre, aparece uma janela com tela preta por alguns instantes e some, a mesma coisa com o Unturned. Ambos os jogos abriam no W10, agr no Ubuntu, eles não abrem. estou baixando outros jogos; CSGO e Project Zomboid, para testar amanhã. Gostaria de saber como posso estar resolvendo esse problema.

Qual é o hardware do seu computador? É este que está na descrição do perfil?

Também gostaria de saber as configuração do seu computador.

Uma possível causa é que esse jogos ainda não tenha total suporte para Linux e que seu computador caiu nessa lacuna. Não tenho certeza mas talvez esse jogos possam não esta completo para esse sistema operacional essa causando esse bugs.

Nos fornece mais informação para ver se posse lhe ajudar.

SIm, é esse. além de 4gb ram

Da uma olhada na minha resposta para o @KairanD

Todos os jogos que você citou funcionam normalmente no Linux. Você pode verificar neste site: https://www.protondb.com/

No Linux não existe DirectX e portanto o Proton, a camada de compatibilidade da Steam (baseada em WINE), converte, por padrão, comandos do DirectX para Vulkan. É isso que permite rodar jogos de Windows no Linux com desempenho semelhante.

O problema aí é o seguinte: seu hardware não tem suporte à API gráfica Vulkan. Os jogos com versões para Linux ou com versões de Windows, mas que rodam via OpenGL, funcionam, enquanto os demais sempre irão falhar para iniciar.

Uma alternativa é usar a opção de inicialização abaixo (basta inserir nas opções de inicialização de cada jogo com problema na Steam) para forçar o Proton a usar o OpenGL. A consequência é que o desempenho provavelmente será ruim:

PROTON_USE_WINED3D=1 %command%

Com esse hardware, você provavelmente terá experiência bem melhor jogando no Windows. O Linux já se tornou uma plataforma bem competente para jogos (é a única que eu uso, para você ter ideia), mas para atingir esse potencial é necessário que o hardware tenha suporte a Vulkan.

3 curtidas

O Proton é um fork, quando vc diz baseado é o mesmo que dizer que o Unix e Linux que compartilha semelhanças de código mais é diferente. A Valve pega o código fonte do Wine edita criando uma bifurcação. Ela faz isso para que o Proton rode jogos que o Wine ainda não consegue, ai o projeto do Wine vai e copia do Proton e os 2 andam de mãos dadas.

Não funcionou :\

Você tem mais de um disco (SSD ou HDD) no computador? A partição onde os jogos foram instalados por acaso está formatada em NTFS?

A Steam, no Linux, não se dá bem com partições NTFS. Se for este o caso, é por isso que os jogos não abriram (além da questão da falta do Vulkan). Dê preferência ao formato EXT4 (ou outro formato nativo do Linux).

Se não for este o caso, é possível que mesmo em OpenGL o seu vídeo integrado não seja capaz de suportar a versão mínima exigida pelo Proton, tendo em vista que é bem antigo.

1 curtida

teu chip gráfico é antigo demais para Vulkan