Jogo spacelords não inicia no steam

boa tarde!
instalei a steam configurei, para utilização do proton, mas ao inicializar ele pede directx11.

se alguem poder me ajudar agradeço muito!

Olá, @david_oliveira!

Verifique se o Proton está sendo usado para executá-lo, clicando no ícone de informação (um i circulado) na página do jogo. (Fica na mesma linha de botão “Play”). Deve aparecer uma mensagem parecida com:
Funciona neste computador via Steam Play. Proton 5.0-9 selecionado por você para este título

Se não aparecer, entre no menu de configurações (Steam -> Configurações), depois na aba “Steam Play” e habilite as duas opções: “Enable Steam Play for supported titles” e “Ativar Steam Play para todos os outros títulos”. Depois clique em “Ok” e tente novamente.

aparece, mas ao clicar em iniciar, o jogo tenta abrir, mas 1 ou 2 segundos depois fecha!

Ok. Qual são as configurações do seu PC?
Para saber detalhadamente, entre no programa “Informações do Sistema”, clique em “Carregar informações do sistema” e depois copie o endereço que aparecerá no navegador com as informações (Ex.: https://termbin.com/u5eff)

Além disso, como que você instalou o Steam? Verifique se o pacote steam-installer está instalado, executando o seguinte comando:
sudo apt install steam-installer

usei o comando que vc me passou.
Kernel: 5.4.0-40-generic x86_64
Quad Core model: Intel Core i5-2400
placa de video - NVIDIA GT218 [GeForce 210]Network: Device-1: Realtek RTL810xE PCI Express Fast Ethernet driver

é essas as informações que vc que r ?

agora fiquei com 2 steam instalada no pc, sendo aque vc me passou não abre

Mas como você havia instalado antes? Se quiser pode desinstalar algum, mas esse método é o mais recomendado pois instala todas as dependências.

Você instalou o driver de vídeo usando o “Gerenciador de Driver”?

sim, instalei pelo gerenciador de aplicativo !
mas o steam não estava abrinda( instalava e não abria), ai instalei o steam flathub, esse abre aqui no pc!

desistalei, os steams, que tinham aqui e instalei só oque vc recomendou, instala mas não abre!

Tem algo muito estranho nisso! Nunca vi o Steam não abrir quando instalado via Apt. Você está usando algum PPA/Repositório adicional? Executando no terminal (só digitar steam e dar enter) aparece algum erro (tendo a versão que citei instalada)?

E uma pergunta que esqueci de fazer, quando aparece a mensagem do DirectX 11 é um erro ou uma confirmação para instalar alguma coisa?

ele pede a instalação do directx11 quando coloco uma versão inferior do proton, quando uso a mais recente ele não pede nada, só tenta carregar, fica de 1 a 2 segundos e cai.

Tá, vamos por partes.

Primeiro que é uma certeza que você está usando algum PPA para o Steam, pois esse diretório “ubuntu12_32” só está presente em versões muito antigas. Você pode verificar isso nas abas PPA ou Repositório Adicional do aplicativo “Fontes de Aplicativos”, ou na seção “Repos” daquelas informações que eu pedi. Remova o PPA e depois, ainda no programa “Fonte de Aplicativos”, entre na aba “Manutenção” selecione a opção “Rebaixar as versões dos pacotes de terceiros”, depois marque o pacote da Steam e clique em “Rebaixar versão”.

Segundo, é que falta você instalar o Driver de vídeo. Ou o driver não foi instalado corretamente. Isso é bastante importante, pois sem isso as bibliotecas não irão funcionar corretamente e isso vai impedir o funcionamento do jogo. Dá para afirmar isso pois aparece no log do Apt a recomendação para instalar os pacotes “libnvidia-gl-…”. Para resolver isso, eu recomendo você usar o “Gerenciador de Driver”, ai basta selecionar o driver recomendado, que no seu caso deverá ser a versão “390”.

Por fim, pela versão da sua placa, provavelmente o DXVK (Vulkan) não é suportado. Então você pode tentar adicionar a seguinte linha no comando de inicialização do jogo. Para isso, clique no botão da engrenagem (ou com o botão direito sobre o nome do jogo no menu da esquerda), clique em “Propriedades” e depois em “Definir opções de inicialização”, e no campo que aparecer copie/cole essa linha:
PROTON_USE_WINED3D=1 %command%

Fonte: Proton - Diagnosing Direct X 11 problem :: Steam for Linux Steam Play

1 Curtida

me desculpe por não te responder é que site, disse que falei demais para um iniciante!

mas, consegui abrir o steam, da forma que vc disse para instalar mas o jogo não abre e a placa de video recomendada é a versão 340, não aparece a 390

Ah, sim. Sem problemas, isso realmente acontece, para evitar spams.

Vamos lá, tentar resolver um problema de cada vez.

1. Instalar o driver de vídeo:

A sua placa já é bem antiga, e na teoria o último driver que suporta ela oficialmente é o 340, como dá para ver na lista das placas suportas [família GeForce 210] (NVIDIA DRIVERS Linux x64 (AMD64/EM64T) Display Driver). Esse driver não é compatível com as bibliotecas recomendadas pelo Proton, porém a sua placa também não é, infelizmente. Então eu recomendo primeiro testar com esse driver, instalando-o pelo aplicativo “Gerenciador de Drivers”. Se realmente não funcionar nada, da para tentar instalar o driver 390. Então só execute esses comandos depois de tentar o jogo com a versão 340. A versão 390 não suporta oficialmente a sua placa (NVIDIA DRIVERS Linux x64 (AMD64/EM64T) Display Driver) e pode ser que isso cause algum problema com o sistema, mas qualquer coisa é só desinstalá-lo e instalar novamente a versão 340. Para isso, use os comandos:

• Para instalar:

sudo apt install nvidia-dkms-390 nvidia-driver-390 nvidia-utils-390 nvidia-compute-utils-390 xserver-xorg-video-nvidia-390

• Para desinstalar:

sudo apt purge nvidia-dkms-390 nvidia-driver-390 nvidia-utils-390 nvidia-compute-utils-390 xserver-xorg-video-nvidia-390
      sudo apt autoremove

• Desinstalar o driver 340 (Caso dê algum problema):

sudo apt purge nvidia-340
      sudo apt autoremove

2. Instalação do Steam:

Eu recomendo ficar apenas com a versão Apt do Steam, a não ser que você realmente goste e queira usar o Flatpak. Ainda mais se o Steam for o único aplicativo Flatpak que você tiver instalado. Então, para desinstalar o pacote Flatpak e instalar o Apt, use os seguintes comandos:

• Para desinstalar o pacote Flatpak:

flatpak uninstall com.valvesoftware.Steam
      flatpak uninstall --unused

• Para (re-)instalar o pacote Deb/Apt

sudo apt update
      sudo apt purge steam-installer steam-devices steam
      sudo apt autoremove
      sudo apt install steam-installer steam-devices steam

3. Tentar rodar o jogo:

Como eu já falei, infelizmente a sua placa não é compatível com o Vulkan o que impede que o Proton rode da forma recomendada. Para contornar isso você pode modificar as opções de inicialização do jogo para usar outra biblioteca. Para isso, clique no botão da engrenagem (ou com o botão direito sobre o nome do jogo no menu da esquerda), clique em “Propriedades” e depois em “Definir opções de inicialização”, e no campo que aparecer copie/cole essa linha:
    PROTON_USE_WINED3D=1 %command%

ja instalei a 390, desconfigura meu pc todo, eu digo todo é todo mesmo

oque é flatpak?