Jogo não abre na steam

Olá! Estou com dificuldades em abrir um jogo na minha steam, fiz o passo a passo para habilitar o Steam Play, coloquei o Proton, porém, não consigo abrir o meu jogo, estou tentando jogar Grand Chase Classic.
Acabei de instalar o Ubuntu na máquina, ai ando meio perdido! Alguém dá um help?

Um resumo do que fiz foi:
-Instalei a Steam, pelo própio site;
-Ativei o Steam Play e ativei para colocar o Proton;
-Testei começando do experimental e fui voltando as versões;

Até agora não consegui abrir, não sei se tem que fazer alguma configuração extra ou instalar a steam por outro local.

Vc pode verificar o relato de usuários tentando rodar jogos no Proton por esse site: A qui o relato deles, https://www.protondb.com/app/985810 .
Muito bem, anticheat muitas vezes bloqueia o Proton, os anticheat que são oficialmente suportado no Proton inclui apenas os seguintes: O Eazy Anti Cheat(EAC), BattlEye, e o Valve Anti Cheat(VAC).
O VAC ele fica instalado na própria Steam não sendo necessário instalar nada junto com o jogo.
Já os outros 2 vc precisa requisitar e instala-los manualmente na Steam antes de executar o jogo, se não souber como fazer isso volte aqui.

Se o anticheat dele deste jogo for nenhum desses 3 sendo um outro anticheat ele não rodará.

Verifiquei que tem pessoas que conseguem rodar usando um comando no prontontricks, cheguei a instalar um pacote que uma pessoa recomendou, mas nele foi apenas o winetricks. Como faço para configurar esse comando ?

was able to play the game after running: protontricks 985810 mfc42 mfc140 vcrun6 dotnet40

Primeiro faça isso: Flatpak—the future of application distribution
Clique no simbolo da sua distro e siga as instrução para instalar o flatpak, e então segue para esta pagina: Protontricks | Flathub
e siga as instruções.

Mas é como eu expliquei se ele usar outro anticheat ele não vai funcionar.

Parece que eles usam outros anticheat talvez um próprio, esse anticheat bloqueia o Proton: "E?? Hack foi detectado." :: GrandChase General Discussions

Não tinha visualizado esse post na página do jogo, estou tentando agora via playonlinux, mas sem sucesso, instala a steam, mas não da para entrar na conta, fica apenas uma tela preta não consigo abrir por ele.

O PlayOnLinux é um frontend para o Wine que é a ferramenta de compatibilidade original, que deu origem ao Proton.

Sim eu entendo, no caso ele nao abre nem a steam, tem alguma configuração que devo colocar ?

A steam roda no Wine, não vai funcionar é devido ao anticheat que bloqueia intencional a execução do software(jogo).
No caso do Wine o EAC e o BattlEye não é oficial, eles é oficial só no Proton. O VAC funciona no Wine junto a Steam.
O EAC e BattlEye passaram a dar suporte oficial ao Proton devido ao lançamento do console da Valve Steam Deck.

@william_gw2 Não conseguiu fazer a Steam funcionar no PlayOnLinux?
A ultima noticia de PlayOnLinux foi em: Monday 14 March 2022 at 11:28
Talves o projeto tenha sido abandonado.
Vc pode usar o Lutris que tmb é um frotend para o Wine, ele tem empacotado em flatpak, use a versão de empacotamento e distribuição flatpak para não ter dor de cabeça. Segue: Download Lutris

Você tmb pode decidir operar o Wine diretamente seu uso de frontend, aqui esta como fazer isso para a Steam: WineHQ - Steam Official Release

Tenha um bom descanso.

@william_gw2 Olá! Primeiramente, evite instalar a Steam por meio do pacote .deb fornecido pelo site. É extremamente comum ter problemas com dependências, além do pacote não atualizar em conjunto com o restante do sistema.

No Linux, pacotes fornecidos por fontes externas só devem ser instalados em último caso. Sempre priorize a loja de aplicativos ou o terminal (repositórios oficiais), considerando tanto pacotes nativos quanto nos formatos Flatpak e Snap.

Além da questão do anti-cheat desse jogo, que parece impedir seu funcionamento, sua placa de vídeo (GTX 550Ti) não possui suporte à API gráfica Vulkan, usada pelo Proton por padrão.

A opção de inicialização abaixo, ao ser inserida nas opções de inicialização do jogo na Steam, trocará a API para OpenGL. Você pode usá-la para abrir outros jogos que não queiram abrir (embora o desempenho possa ser ruim):

PROTON_USE_WINED3D=1 %command%

O OpenGL não pode ser ruim como vc coloca, se isso fosse verdadeiro essa API nunca teria saído do alpha.
A verdade é que quando tem diferencia é alguns pouquíssimos quadros 1-2%.
No Dota 2 nunca percebe a diferença.

Outra coisa é que o pacote .deb da Valve é empacotada para o Ubuntu, se tem alguém que tem problema em outros sistemas operacionais, é pq não entro em contato com o suporte.
Se o usuário estiver no Ubuntu não vai dar problema, mas se estiver em outro sistema deve usar o Flatpak ou Snappy.
Outra coisa é que eu não sei para qual versão do Ubuntu eles empacota.

OpenGL é uma API antiga. Para aplicações como jogos, trata-se de uma forma ineficiente de se comunicar com o hardware em comparação com o Vulkan, que é bem mais recente. O Vulkan é uma API gráfica de nível mais baixo, que consequentemente consegue melhor nível de otimização.

Para melhorar o desempenho dos jogos, a Valve tornou o Vulkan (DXVK) padrão no Proton há bastante tempo. A única razão para forçar o uso do OpenGL é quando não existe suporte disponível para o Vulkan, ou quando a execução por meio do Vulkan resulta em algum problema.

O impacto varia conforme o hardware e o jogo. DooM 2016, por exemplo, demonstra o impacto que isso pode fazer. É bem maior que “alguns pouquíssimos quadros”:

Além disso, há ainda a questão do menor overhead depositado no processador ao usar o Vulkan por meio da camada de compatibilidade (ou seja, a tradução de comandos exige menos do processador, rodando de forma mais leve). Eu joguei bastante o DooM 2016 no Linux quando tinha um Core i5 4670K e o ganho de desempenho com o Vulkan era brutal.

No Mad Max, mesmo quando o suporte a Vulkan ainda era inicial no Linux, já era possível ver o salto de desempenho:

Dota 2 é um jogo que roda de forma nativa e, portanto, sofre menos impacto. Ele é um conhecido exemplo de jogo que não apresenta ganhos tão significativos ao usar Vulkan (até por ser extremamente leve). Contudo, mesmo assim o Vulkan pode apresentar ganho de desempenho:

No exemplo acima, a média subiu de 114 para 135 FPS e as mínimas permaneceram semelhantes.

No CS:GO, mesmo rodando por meio do DXVK (ou seja, com o peso da camada de compatibilidade), o Vulkan tende a desempenhar melhor que o OpenGL nativo:

No kernel Linux, a média subiu de 217 FPS (OpenGL nativo) para 267 FPS (Vulkan por meio do DXVK) no teste acima. Um belo ganho.

Se fosse verdadeiro que o OpenGL é tão eficiente quanto o Vulkan, o OpenGL seria a API preferencial dos desenvolvedores de jogos e da Valve. Não é o caso. O Vulkan é o sucessor que continua a substituir, cada vez mais, o OpenGL em jogos.

No mais, a utilização de fonte externa é sempre a pior forma de instalar um aplicativo no Linux. Mesmo que o pacote .deb disponibilizado no site seja preparado para rodar no Ubuntu, não há benefício em utilizá-lo, tendo em vista que o sistema já fornece o programa nos repositórios.

Em outras distros, basta usar a versão dos repositórios (steam é um pacote bem comum e está presente nos repositórios oficiais da maioria das distros populares), podendo-se optar também por Flatpak ou Snap, para evitar os problemas de dependências e obter os recursos de atualizações automáticas e sincronizadas com o sistema. O importante é evitar baixar diretamente do site, de forma a não ter problemas como este: Erro ao instalar pacote .deb devido à falta de programas executáveis no PATH do sistema

2 curtidas

Porque media, é na media que se vai ter lag ou é na mínima, o jogador ele não percebe a media, ele so percebe onde esta o lag que é a mínima. Esse contagem de media e máxima é inútil é somente estatística que não reflete a experiência de usuário.
Já penso o jogador esta la com 1milhão de FPS no joguinho CSGO de boa feliz da vida e quando chega no tiroteio que é o momento importante e o FPS cai para a mínima que é 1 FPS e fica nisso ate o tiroteio acabar, a media é so estatística.

Quer saber a experiência de usuário, olha a mínima.