Jogo não abre na Steam via Protón, Mas abre manualmente via Wine

Bom Dia Turma!
Tudo bem?

Estou no univero linux à alguns anos, mas nunca conseguir abandonar o windows totalmente. Tenho aqui um dual-boot com Zorin-OS XFCE e Windows 10. Faço tudo no linux, e uso o windows pra jogar alguns jogos. Ai que vem minha questão. Quero parar totalmente de usar o windows inclusive para jogar.

Tenho na minha biblioteca da Steam alguns jogos que rodam perfeitamente via protón. Porém alguns simplesmente não abrem. Não me gera erro nem nada. Só não abre. Mas se eu navegar nos diretorios e mandar abrir o .exe do game com o Wine que tenho instalado, ele abre e funciona normal. Só que fico sem os meus Saves da Nuvem Steam.

Alguém sabe oq posso fazer pra fazer esse bendito abrir pelo protón direto da stam?

Obrigado!!

Pessoal, Eu abri a Steam pelo terminal com Sudo su.
E então o jogo abriu pela steam.

Existe alguma forma de deixar o meu usurio com o privilegio do sudo?

Pois não quero ter que abrir a steam assim toda vez…

1 curtida

Quando você abre a Steam como sudo, todos os arquivos que forem criados/modificados durante a execução serão de possessão do usuário root, e depois quando você for executar com o seu usuário vai dar problema, porque não terá permissão de modificar esses arquivos.

A solução é mudar o dono dos arquivos, usando o comando chown:
sudo chown -R <SEU_USUARIO>:<SEU_USUARIO> <DIR_STEAM>

Ex.:
sudo chown -R bruno:bruno /home/bruno/.var/app/com.valvesoftware.Steam/.local/share/Steam/
(Obs.: O meu Steam está nessa pasta porque está instalado via Flatpak. O seu poderá estar em outro lugar).

Você pode verificar qual é esse diretório usando as configurações do steam:
Steam -> Configurações -> Downloads -> Pastas de Biblioteca

1 curtida

Bruno, Muito Obrigado pela resposta.

Eu alterei o dono dos arquivos para meu usuario como mostrou. Conferir e relmente meu usuario virou dono do diretorio de instalção da Steam.

Porém abrindo a Steam com meu usurio continua sem abrir os games.

Notei que jogos nativos rodam perfeitamente.

No entanto, os Jogos que quero jogar com o Protón estão em um diretorio de uma partição NTFS. Será que teria relação com o problema?

Hmm! Pesquisei rapidamente e realmente é um bug do Proton:

Pelo que um usuário disse, a correção já existe mas ainda não foi aplicada na Steam.
Pode ser que pesquisando um pouco mais você ache uma solução.

1 curtida

Bom, eu uso o ETS2 via Proton e não tenho problemas.

1 curtida

Então meus caros, o problema realmente está no Protón e o NTFS. Fiz um teste e movi um jogo para meu /home e ele funcionou com meu usuario sem problemas.

Vou ver o que consigo fazer, pois tem coisas na minha partição NTFS que uso para windows tbm. De repende divido meu HD e crio uma partição Ext4 só pra instalar os games da steam. Obrigado pela ajuda! e fica a dica pra quem tiver o mesmo problema.

Abrs,

2 curtidas